De virada, Corinthians vence Ferroviária e é pentacampeão brasileiro de Futebol Feminino
As Brabas do Timão entraram em campo na tarde deste domingo (10), para a disputa da decisão do Campeonato Brasileiro Feminino. Disputando contra a Ferroviária, o Alvinegro começou a partida tomando um susto, mas venceu o jogo, de virada, por 2 a 1, e sagrou-se pentacampeão brasileiro de futebol feminino.
Com gols de Jheniffer e Tamires e mais uma quebra de recorde sul-americano de público da modalidade (42.326 pagantes), na Neo Química Arena, o Time do Povo levantou mais troféu. Esta foi a sétima final consecutiva do Timão na competição nacional, levando o título cinco vezes, quatro de forma consecutiva. O troféu também marca a despedida de Arthur Elias no comando da equipe pelo Brasileirão, já que, após a disputa da CONMEBOL Libertadores, que ocorre na Colômbia em outubro, o técnico multi-campeão pelo Alvinegro irá comandar a Seleção Brasileira.
Escalação
O técnico Arthur Elias escalou as Brabas com Lelê; Paulinha, Tarciane, Mariza e Yasmim; Duda Sampaio, Jaqueline, Gabi Zanotti e Tamires; Millene e Jheniffer. Entraram no decorrer do jogo Gabi Portilho Kati, Vic Albuquerque, Ju Ferreira e Fernanda. Ainda ficaram à disposição no banco de reservas: Tainá Borges, Kati, Giovanna Campiolo, Luana Bertolucci, Isabela, Grazi, Diany e Andressa.
Primeiro tempo
No primeiro minuto de jogo, as Brabas já foram para cima da Ferroviária, em uma jogada com Tamires, que jogou na área, a bola não chegou em Gabi Zanotti e a bola foi desviada para escanteio.
A equipe adversária tinha uma boa marcação no começo do jogo. O time do Corinthians tentava furar a marcação para tentar organizar uma jogada efetiva de ataque.
Aos nove minutos a Ferroviária abriu o placar. Em jogada rápida de contra-ataque, Mylena Carioca apareceu sozinha na área e cabeceou para o fundo do gol, 1 a 0.
O Timão respondeu aos 15 minutos: Zanotti roubou a bola, triangulou com Millene e Jheniffer e recebeu de volta. A camisa 10 do Timão chutou e a goleira da equipe de Araraquara fez a defesa.
O Corinthians só foi ter outra oportunidade de gol aos 30 minutos. Jheniffer fez o passe, Gabi Zanotti fez o corta-luz e a bola sobrou pra Millene, que chutou e a goleira mandou para escanteio.
O técnico Arthur Elias mexeu pela primeira vez aos 34 minutos: saiu Jaqueline e entrou Gabi Portilho.
Aos 40 minutos, o Timão chegou de novo: Millene chutou de fora da área e a goleira da Ferroviária salvou mais uma vez. Na cobrança de escanteio, Tarciane cabeceou forte e Luciana fez outra defesa!!
GOL DO CORINTHIANS! Em nova cobrança de escanteio, aos 42 minutos Jheniffer cabeceou e estufou as redes, 1 a 1!
Jheniffer fez o primeiro. Foto: Rodrigo Gazzanel/ Agência Corinthians
A árbitra deu cinco minutos de acréscimo.
Aos 49 minutos, o Corinthians chegou de novo: Millene chutou cruzado por cima e Luciana defendeu. Após esse lance a primeira etapa foi encerrada.
Segundo tempo
O Timão voltou para o segundo tempo sem alterações.
Bola em jogo!
GOL DO CORINTHIANS!! Em cruzamento de Millene aos 12 minutos, Tamires empurrou para o gol de perna esquerda, 2 a 1 e virada na Neo Química Arena.
Tamires fez o gol da virada. Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians
Após o gol, o Timão mudou mais duas vezes: saíram Millene e Paulinha e entraram Kati e Vic Albuquerque.
O Corinthians chegou com perigo novamente aos 21 minutos: em cobrança de falta, a bola sobrou para Jheniffer e Luciana defendeu. No rebote de Zanotti, novamente a goleira salvou!
Aos 33, Tamires cruzou fechado na área e Jheniffer não alcançou.
O Timão mexeu pela última vez aos 38 minutos: saíram Tamires e Gabi Zanotti e entraram Ju Ferreira e Fernanda.
As Brabas chegaram com perigo novamente, aos 43 minutos: após um contra-ataque rápido de Ju Ferreira, Duda Sampaio finalizou e Luciana salvou a Ferroviária.
Aos 44 minutos foi anunciado o público na Neo Química Arena, com 42.326 pagantes na Casa do Povo, o Corinthians bateu novamente o recorde sul-americano de público no futebol feminino.
Foto: José Manoel Idalgo/ Agência Corinthians
A árbitra deu sete minutos de acréscimo.
O Timão tomou um susto aos 48 minutos, com uma bola no travessão.
Aos 49, a torcida presente começou a gritar “É CAMPEÃO”, nas arquibancadas.
A árbitra encerrou o jogo e o Corinthians é Pentacampeão Brasileiro de Futebol Feminino!
Próximo jogo
As Brabas voltam à campo na próxima quinta-feira (14), encarando o São Bernardo, às 21h, na Fazendinha, em jogo válido pela 11ª rodada do Paulistão Feminino 2023.