CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

Jesus, salvou o mundo, e não a Virgem Maria, diz o Vaticano

6 de Novembro de 2025 às 07:51

Jesus, salvou o mundo, e não a Virgem Maria, diz o Vaticano
(@Vatican Media)

Vaticano impõe limites para veneração a Maria e afirma que Jesus é único Salvador. Novo decreto aprovado pelo Papa Leão XIV afirma que apenas Cristo é responsável pela salvação e busca encerrar debate teológico de décadas.




Em novo decreto aprovado pelo Papa Leão XIV, o Vaticano determinou que católicos não utilizem o título de “corredentora” para se referir à Virgem Maria, reforçando que apenas Jesus Cristo é responsável pela salvação da humanidade.






A orientação foi divulgada nesta terça-feira (4) pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e busca encerrar décadas de debate interno na Igreja sobre o papel de Maria no processo redentor. O documento afirma que o uso da expressão pode “gerar confusão e desequilíbrio” na compreensão da fé cristã.





Segundo a doutrina católica, Jesus redimiu a humanidade por meio de sua crucificação e morte. A participação de Maria nesse processo, embora reconhecida como materna e espiritual, não é considerada equivalente à de Cristo.




O texto recorda que, ao aceitar gerar Jesus — relatado na Bíblia com a frase “Que assim seja” — Maria contribuiu para “abrir as portas da Redenção aguardada pela humanidade”. Contudo, reforça que ela atua como intercessora, não como corresponsável pela salvação.





O decreto também consolida a posição adotada por pontífices recentes. O papa Francisco criticou publicamente o termo, chamando a atribuição a Maria de “loucura”. Bento XVI também rejeitava o título, enquanto João Paulo II chegou a utilizá-lo ocasionalmente, mas abandonou o emprego público após expressões internas de ceticismo.





Com a nova instrução, o Vaticano busca encerrar o debate e uniformizar o entendimento dos 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.






Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

2.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

3.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

4.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

7.

Operação policial desarticula núcleo logístico de organização criminosa em Ponta Grossa 

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia