12 de Dezembro de 2025 às 20:22

Nesta sexta-feira (12), o programa Câmara Jovem de 2025, da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), realizou uma cerimônia de encerramento das atividades, finalizando sua terceira legislatura. O evento contou com a presença de parlamentares do Legislativo, familiares dos vereadores jovens, além de diversas autoridades locais.
Durante a edição de 2025, participaram 19 vereadores jovens, que representaram 17 instituições de ensino públicas e privadas do município. Com 5 sessões ordinárias realizadas no ano, foram apresentados e debatidos pelos vereadores jovens 52 Projetos de Lei, 62 moções de aplauso, 3 requerimentos, além de 175 indicações.
O presidente da Casa de Leis, Julio Kuller (MDB) comentou sobre as atividades desenvolvidas pelo programa neste ano. "Tudo se resume em conhecimento. Trazer esses jovens do colégio para conhecer o trabalho do Legislativo e seus processos no dia a dia leva conhecimento para eles e suas famílias. Então é por isso que valorizamos esse projeto e estamos comprometidos para que as próximas edições sejam ainda melhores", disse o vereador.
O Delegado da Receita Federal de Ponta Grossa, Remy Deiab, destaca a importância do programa para a continuidade do aprendizado. "O Câmara Jovem está formando novos cidadãos, líderes, como uma forma de participação social efetiva. A Receita Federal do Brasil considera essa parceria como fundamental, então pra nós é uma honraria. A entrega desses macbooks a esses jovens representa continuidade no acesso ao aprendizado através da tecnologia, além de ser um incentivo para que outros jovens tenham interesse em participar do programa", afirmou Remy.
Raysa Farias, presidente da Mesa Executiva do Câmara Jovem de 2025, comenta sobre a experiência de participar do programa. "Participar do programa é uma experiência que eu não gostaria que acabasse. Todos na Câmara foram muito receptivos e solícitos, então foi muito legal poder conhecer o dia a dia do Legislativo na prática. Presidir a Mesa Executiva também foi muito bacana, apesar de ser algo novo para todos, a gente foi se ajudando e aprendendo uns com os outros", relatou a vereadora jovem.
Ao final da cerimônia, os vereadores jovens foram premiados com certificados de participação, além de macbooks, adquiridos em parceria entre a Câmara Municipal, a Receita Federal e o Poder Executivo. Conforme previsto no regimento do programa, as premiações devem possuir caráter educacional e tecnológico, a fim de promover o incentivo aos jovens para que sigam estudando.
Fale conosco
Previsão do Tempo
Carregando...
Cotação A1
Carregando...
10+ Lidas