Ucranianas “são fáceis porque são pobres”, diz deputado Arthur do Val
OUÇA OS ÁUDIOS DO DEPUTADO VAZADOS NA INTERNET
O deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, enviou áudios a amigos sobre mulheres na Ucrânia O deputado viajou à Ucrânia para, segundo ele, ajudar na resistência contra a invasão russa
Do Val esta sendo alvo de críticas de políticos e autoridades após ter um áudio divulgado em que faz ofensas a ucranianas.
Nas mensagens, o pré-candidato ao governo de São Paulo descreve suas impressões sobre as mulheres da Ucrânia e diz que “são fáceis porque são pobres”.
O deputado estadual se filiou ao Podemos, em janeiro para ser lançado ao governo de São Paulo. No entanto, após os áudios, o Podemos emitiu um comunicado no qual afirma que “repudia com veemência as declarações” de Arthur do Val e diz que abriu um procedimento disciplinar para apurar os fatos.
Sergio Moro criticou as declarações e decidiu retirar o apoio à candidatura de Arthur do Val. “Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto”, escreveu Moro.
Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. ➡️
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 4, 2022