Agora1

Unidades de Saúde terão nova tecnologia para tratamento de lesões crônicas e agudas

18 de janeiro de 2025 - 10:27
Divulgação

Prefeitura realizou a entrega de 50 kits que serão utilizados em procedimentos de laserterapia; tecnologia é novidade na Atenção Primária e já é utilizada com gestantes e puérperas de Ponta Grossa.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou nesta sexta-feira (17) a entrega de 50 equipamentos para o tratamento com o Laser de Baixa Intensidade (LBI) nas Unidades de Saúde. A laserterapia, tratamento que já é utilizado com sucesso pelas equipes que realizam o acompanhamento de gestantes e puérperas, agora será ampliado para toda rede de Atenção Primária no município.

Cerca de R$ 100 mil foram investidos na compra dos materiais após a destinação de emendas impositivas dos vereadores Divo, Jairton da Farmácia, Paulo Balansin e Joce Canto, além da ex-vereadora Missionária Adriana.

“Ponta Grossa será uma das poucas cidades do Paraná a contar com essa tecnologia já na Atenção Primária. Quero agradecer aos vereadores pelo importante apoio, que irá qualificar ainda mais o trabalho realizado diariamente pelos nossos profissionais”, ressalta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Durante a entrega, realizada na Unidade Abrahão Federmann (Vila Ana Rita), profissionais de saúde destacaram os avanços propiciados pela laserterapia, como a ajuda na cicatrização de lesões.

“Os novos equipamentos aceleram o processo cicatricial e reduzem fatores de risco para, por exemplo, a aparição ou agravamento de inflamações. O objetivo é auxiliar principalmente no tratamento de lesões crônicas e agudas”, explica Lilian Brandalise, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Experiência positiva
No caso das gestantes, a laserterapia já é realizada em 16 Unidades de Saúde que são referência no atendimento para as futuras mamães no município; para este público, a tecnologia apresenta resultados positivos para auxiliar no tratamento de lesões e fissuras na mama, assim como para puérperas que têm dificuldades na amamentação de seus bebês.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.