CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Saúde confirma morte de macaco por febre amarela

24 de Outubro de 2019 às 04:50

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (23) uma morte de macaco por febre amarela em Castro, na região dos Campos Gerais. A morte ocorreu no final de setembro e os exames laboratoriais comprovando a infecção foram concluídos recentemente.

Desde o início deste período epidemiológico, em julho, até agora, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da secretaria registrou 78 notificações de macacos encontrados mortos no Estado. Em apenas um caso foi confirmada infecção por febre amarela. Quarenta mortes continuam em investigação, 11 foram descartadas para a doença e 26 apontam causas indeterminadas.

A morte de macacos sinaliza a presença do vírus da febre amarela na região da ocorrência. Estes animais não transmitem a doença. Assim como os humanos, eles são infectados pela picada pelo mosquito contaminado.

De acordo com o monitoramento da secretaria, o Paraná registra 24 notificações para febre amarela em humanos entre 1º de julho e 21 de outubro deste ano. Dezessete já foram descartadas e sete seguem em investigação.

“Por isso, nossa preocupação e alerta à população. É fundamental que todos estejam imunizados pois o período epidemiológico da febre amarela está apenas começando. A vacina é a única forma de se proteger e está disponível em todas as unidades de saúde do Estado”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

A vacina é indicada para a partir dos nove meses de idade até 59 anos. Para moradores de municípios que têm casos confirmados de circulação viral de febre amarela, o Ministério da Saúde recomenda também a imunização de pessoas acima de 60 anos. Uma única dose protege para toda a vida

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus transmitido pela picada de mosquitos infectados. Os sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

No período epidemiológico anterior, de 1º de julho de 2018 a 1º de julho de 2019, o Paraná registrou 17 casos de febre amarela e um óbito.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Amiga tenta reanimar estudante de 21 anos, mas jovem não resiste e morte causa comoção no Paraná: ‘Vazio’

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

2.

Operário e Caxias empatam na abertura da Copa Sul-Sudeste

3.

Polícia soluciona caso de estupro ocorrido em 2013, com auxílio do banco de perfis genéticos 

4.

Dallagnol é anunciado pré-candidato ao Senado pelo Paraná

5.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

6.

Vídeo! GM de Fazenda Rio Grande com ‘olhos arregalados’ viraliza na web

7.

Amiga tenta reanimar estudante de 21 anos, mas jovem não resiste e morte causa comoção no Paraná: ‘Vazio’

8.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

9.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

10.

PRF realiza 3º leilão virtual de veículos 2026 no Paraná

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia