Postos de saúde ficam lotados no 1º dia de vacinação contra a gripe
O primeiro dia de vacinação da campanha contra a gripe no Paraná teve filas nas unidades de saúde em Ponta Grossa. Até o início da noite desta segunda-feira (25), 28.716 pessoas tinham recebido a dose da vacina em todo o estado, de acordo com o Ministério da Saúde.
Imagens: Secretaria Municipal de Saúde
Dois milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a gripe durante a campanha de vacinação no Paraná. Idosos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes e mulheres com pós-parto de até 45 dias, além de portadores de doenças crônicas poderão tomar a dose de graça nas unidades de saúde.
A vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito e é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Em adultos, a dose é única, já para as crianças são aplicadas duas doses.
Um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), na terça-feira (19), apontou que desde janeiro de 2016, o Paraná já tinha registrado 103 casos de Influenza, dos quais 78 são de gripe A (H1N1).
Agora 1/ G1