CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Saúde

Ambulatório Universitário inicia atividades com atendimentos materno-infantis

4 de Setembro de 2023 às 16:24

Ambulatório Universitário inicia atividades com atendimentos materno-infantis
Texto e fotos: Aline Jasper
O som bem-vindo de risadas infantis enche a sala de espera do Ambulatório Universitário Amadeu Puppi, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Huama-UEPG). Há nova vida no antigo Hospital Municipal Amadeu Puppi, espaço que foi transformado na nova unidade dos Hospitais Universitários. Os atendimentos iniciaram nesta segunda-feira (04), com consultas de especialidades materno-infantis.

Em um primeiro momento, funcionam no espaço as consultas materno-infantis, que até então aconteciam no prédio anexo ao Hospital Universitário, em Uvaranas. Estão sendo atendidas as consultas de especialidades em pediatria (neuropediatria, pneumopediatria, hematopediatria, reumatopediatria, endocrinopediatria, cirurgia pediátrica, odontologia, bucomaxilofacial e fonoaudiologia), gestação de alto risco, consultas de ginecologia (oncoginecologia, obstetrícia e ginecologia) e consultas farmacêuticas para orientação de uso de medicamentos. Nos próximos meses, há a previsão de ampliar as especialidades atendidas no Ambulatório, transferindo outras consultas que hoje acontecem no HU.

“É o início de um grande trabalho”, prevê o reitor em exercício da UEPG, Ivo Mottin Demiate. A localização central e de fácil acesso para a população são pontos positivos do espaço, segundo o professor, que destaca ainda a possibilidade de ampliar a capacidade do Hospital Universitário. “Este é um dia muito importante para a saúde pública em Ponta Grossa e a perspectiva é que isso se amplie na sequência com as novas etapas de readequação do prédio”.

Um momento histórico. É assim que a professora Fabiana Postiglione Mansani, diretora geral dos HUs, define a abertura do Ambulatório Universitário. Com a transferência do atendimento de consultas especializadas para a unidade, é possível ampliar espaços e melhorar a estrutura de assistência em saúde e, também, de ensino. “Também é um espaço acadêmico. Os consultórios possuem um tamanho que favorece a presença dos acadêmicos para o seu aprendizado, possibilitando que a universidade devolva para a sociedade profissionais da saúde cada vez mais treinados”, enfatiza a diretora.

Fluxo de atendimento

Não é possível buscar uma consulta diretamente no Ambulatório Universitário. O atendimento é referenciado, a partir de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Depois de fazer a consulta médica na UBS, o paciente pode ser encaminhado para especialista, e o agendamento é realizado pela Regional de Saúde. “É importante salientar que os pacientes não serão atendidos por procura direta, sendo necessário ser referenciado para obter o atendimento especializado no ambulatório, garantindo atendimento pleno para a população de acordo com a especialidade”, explica o diretor da unidade, Roni Rodrigues Machado.

O Ambulatório irá atender a 27 municípios da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Brinquedoteca

A nova brinquedoteca instalada na sala de espera do Ambulatório fez sucesso entre as crianças. Casinha, escorregador, muitos livros e brinquedos diversos, tudo bem colorido para entreter quem aguarda a triagem e consulta.

“A montagem do espaço para as crianças foi possibilitada a partir das doações feitas para a Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Ponta Grossa, pensando na ideia de reduzir o estresse provocado nas crianças pelo ambiente hospitalar e pela espera necessária nos atendimentos”, conta o presidente da associação, Nelson Canabarro. “Assim o tempo passa de forma mais tranquila e as crianças podem aguardar brincando e se divertindo. Obrigado a todos os doadores que possibilitaram esse espaço. E que as crianças possam aproveitar e se divertir nele”.

Reforma

O prédio do Hospital tem 6.952,72 m² de área total e a reforma está sendo realizada em fases, pela Prefeitura de Ponta Grossa, que é a proprietária do imóvel. Com a entrega da primeira fase, foi possível disponibilizar 8 consultórios médicos e estrutura para triagem, espera e exames. Nas fases seguintes, será feita a reforma do pavimento térreo da ala dos fundos do Ambulatório, para abrigar a Clínica de Reabilitação e mais 20 consultórios. O Centro Cirúrgico, localizado no pavimento superior da ala frontal, será foco da fase três, enquanto que na fase quatro será reformado o pavimento superior da ala lateral direita, para receber instalações administrativas e acadêmicas.

 

 

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria
Imagem da Galeria

Leia também

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia
    Ambulatório Universitário inicia atividades com atendimentos materno-infantis | Agora1