CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Mundo

Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques

14 de Junho de 2025 às 09:13

Publicidade
Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques
Uma captura de tela da TV estatal iraniana mostra fumaça subindo de Tel Aviv no início dos ataques retaliatórios iranianos.
Israel disse que os ataques são por causa de programa nuclear iraniano 

As Forças Armadas da República Islâmica do Irã iniciaram uma onda de ataques retaliatórios contra Israel, após ataques do regime israelense em território iraniano. 

Teerã, IRNA – Israel começou a sentir a ira do Irã na noite de sexta-feira, quando as Forças Armadas da República Islâmica do Irã iniciaram uma onda de ataques contra Israel. 

Os ataques ocorreram horas depois de o regime israelense, em uma agressão não provocada, ter atacado locais no território iraniano, incluindo prédios residenciais. 

Os contra-ataques iranianos começaram sem aviso prévio, e imagens e filmagens começaram a aparecer de míssil após míssil penetrando as defesas antimísseis de Israel e explodindo ao atingir seus alvos. Enormes bolas de fogo iluminaram o céu noturno em Tel Aviv e Jerusalém ao mesmo tempo. 

Relatos indicam que o Ministério da Guerra de Israel foi atingido. Baterias de defesa aérea israelenses em torno de outros alvos específicos também foram destruídas antes que mísseis caíssem sobre alvos de maior visibilidade. 

O Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) afirmou em um breve comunicado após o início dos ataques que dezenas de alvos israelenses, incluindo instalações militares e bases aéreas, estavam sendo atingidos em ataques precisos. A organização informou que mais detalhes seriam fornecidos posteriormente. 

Em um segundo comunicado, mais tarde, por volta da meia-noite, o IRGC afirmou que as unidades de mísseis e drones da força haviam atingido as bases militares israelenses usadas para iniciar os ataques contra o Irã, bem como instalações industriais de fabricação de armas e outras instalações militares no interior de Israel. O comunicado afirmava que informações coletadas, inclusive por meio de imagens de satélite, mostravam que dezenas de mísseis balísticos haviam atingido seus alvos. 

Na noite de sexta-feira, o regime israelense iniciou uma série de ataques militares na capital iraniana, Teerã, e arredores, bem como em outras cidades iranianas. Simultaneamente, e prevendo uma resposta iraniana devastadora, o ministro israelense de Assuntos Militares, Israel Katz, declarou estado de emergência em todo o território israelense. 

O exército israelense também realizou ataques direcionados contra altos escalões militares iranianos. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, Major-General Mohammad Baqeri, e o comandante-chefe do IRGC, Major-General Hossein Salami, foram assassinados em Teerã. 

O líder da Revolução Islâmica, aiatolá Seyyed Ali Khamenei, foi nomeado novo alto escalão militar no mesmo dia. 

Pouco antes do início dos ataques iranianos, o aiatolá Khamenei disse em um discurso televisionado à nação que o regime israelense não seria capaz de sair ileso dos ataques ao Irã. 

“Medidas enérgicas devem ser tomadas, e serão tomadas”, disse o Líder. “Não seremos lenientes com eles. A vida, sem dúvida, se tornará sombria para eles.” 

 

Fonte: IRNA 
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Sobe para 36 mortes em prédio de Hong Kong que pegou fogo; mais de 200 pessoas estão desaparecidas
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia
    Irã dispara mísseis contra Israel em resposta a ataques | Agora1