CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Agência do Trabalhador registra 786 colocações em três meses no novo endereço em Ponta Grossa

No mesmo período, espaço já contabiliza mais de 10 mil encaminhamentos para vagas

Por Redação Agora1

Agência do Trabalhador registra 786 colocações em três meses no novo endereço em Ponta Grossa
*Fotos: Henry Milleo/PMPG


A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa já soma três meses de funcionamento em seu novo endereço, oferecendo um espaço mais moderno e concentrando serviços voltados à empregabilidade e à qualificação profissional. Vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional da Prefeitura de Ponta Grossa, as ações de qualificação buscam aproximar trabalhadores de novas oportunidades no mercado.

Entre junho e agosto, primeiros três meses de funcionamento no novo endereço, foram disponibilizadas 1.827 vagas de emprego, com 10.469 encaminhamentos de trabalhadores para processos seletivos e 786 colocações efetivadas no mercado de trabalho. O número de colocações corresponde a cerca de 43% das vagas disponibilizadas pelas empresas no período.

O encaminhamento ocorre quando o trabalhador é direcionado a uma oportunidade e passa a participar do processo seletivo, enquanto a contratação depende também de critérios como perfil da vaga, experiência, escolaridade e decisão do empregador.

A Agência também mantém ações de intermediação voltadas a públicos que enfrentam maiores desafios de inserção no mercado de trabalho. Nos dados do período, foram 885 encaminhamentos de pessoas com deficiência (PCDs), com 80 admissões, e 803 encaminhamentos de imigrantes, com 241 admissões. Também foram realizados 65 encaminhamentos de mulheres em situação de violência, com duas admissões, além de 32 encaminhamentos de pessoas em situação de rua e 32 de pessoas com monitoração eletrônica, ampliando o acesso desses públicos às oportunidades de emprego.

Além do atendimento relacionado às vagas de emprego, a Agência também passou a reunir ações de qualificação profissional, ampliando o acesso da população a cursos que podem contribuir para a entrada, recolocação, crescimento no mercado de trabalho ou para quem quer empreender.

Por meio do programa Qualifica+, de janeiro a agosto de 2026, foram registradas 36 turmas, com 152 alunos formados. As capacitações abrangem diferentes áreas, como indústria, transporte, idiomas, beleza, alimentação e informática.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, os resultados refletem o compromisso do Município em criar caminhos para que a população tenha acesso a oportunidades. "Quando trabalhamos para aproximar uma pessoa de um emprego ou de um curso de qualificação, estamos ajudando a transformar a vida dessa pessoa e, ao mesmo tempo, fortalecendo a nossa cidade. É esse o sentido de um serviço público que olha para as pessoas e cria condições para que elas possam crescer com dignidade", destaca.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Tônia Mansani, ressalta que a integração entre emprego e qualificação amplia as possibilidades para os trabalhadores. "Não basta apenas aproximar o trabalhador de uma vaga. Também precisamos oferecer caminhos para que ele possa se preparar, desenvolver novas habilidades e conquistar melhores oportunidades. Por isso, integrar o atendimento da Agência do Trabalhador com a qualificação profissional é tão importante. Estamos conectando pessoas, empresas e conhecimento", afirma.

Atendimento
No primeiro semestre deste ano, também foram 1.740 requerimentos de seguro-desemprego e 9.173 trabalhadores atendidos em mutirões realizados com 134 empresas.

A Agência ainda realizou ações de atendimento fora de sua estrutura, levando aos bairros diversos serviços à população. Esse atendimento alcançou 1.066 pessoas, incluindo iniciativas como o PG Trabalha + Qualifica e participação no CRAS Volante e Ação Conecta FASPG.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Aposentada cai em golpe com falso ator Keanu Reeves e perde R$ 7,5 mil

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

2.

Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais em período de fortes chuvas

3.

Detran-PR promove leilão de 1.185 veículos para sucata no próximo dia 28; saiba mais!

4.

PRF apreende dois fuzis escondidos em painel de carro em Ponta Grossa 

5.

Detran-PR promove leilão de 1.185 veículos para sucata no próximo dia 28; saiba mais!

6.

Morre Chiaki Ishii, primeiro medalhista olímpico do judô brasileiro

7.

Congresso promulga emenda do fim da 6x1; escala 5x2 começa em 60 dias

8.

Dia Nacional da Vacinação: Saúde alerta sobre importância da imunização para conter doenças

9.

Casal adota três irmãos no Paraná; “ganhei na loteria disse a nova mãe” 

10.

Desabamento mata pelo menos 32 alunos no Paquistão

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia