Por Ana Bitencourt Maravieski
Evento celebrará os 15 anos de atuação da Guarda Municipal em Ponta GrossaEncerram nesta sexta-feira (20) as
inscrições para a 1ª Meia Maratona da Guarda Municipal (GM). A prova será realizada no dia 29 de julho e contará com três modalidades para competição – solo, revezamento trio e caminhada. O evento marca a comemoração dos 15 anos de atuação da GM em Ponta Grossa, e contará ainda com apresentações de bandas locais e oficinas para crianças.
A instituição faz parte da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) e fará a corrida com o objetivo de unir a comunidade, como explica o guarda municipal Pedro Sebastião, um dos organizadores do evento. “Já tivemos 320 inscrições confirmadas, mas ainda faltam os grupos formalizarem. A nossa expectativa é que 400 competidores participem da prova, um número expressivo e animador para a 1ª Meia Maratona da GM, evento que unirá os munícipes e ainda proporcionará aos participantes uma nova experiência”, exalta o guarda.
A largada da corrida será no Parque Ambiental, às 8h, no domingo (29). O trajeto a ser percorrido contempla as seguintes vias: Carlos Cavalcanti, o interior do Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – ponto de revezamento, retorno pela Carlos Cavalcanti – revezamento no 13º BIB, avenida General Calazans, Mario de Alencar, Dom Geraldo Pelanda, Tentente Hinon Silva, Benjamin Constant, Silva Jardim, José do Patrocínio, Emílio de Menezes, Visconde de Mauá (até o posto Hilgemberger), retorno pela Visconde de Mauá, Silva Jardim, Benjamin Constant e a chegada no Parque Ambiental. Os interessados podem participar nas modalidades solo (21 km), revezamento trio (1º- 5,5 km/ 2º- 5,5 km/ 3º 10 km) e caminhada (3 km).
“É importante celebrar os 15 anos dessa instituição que é um dos braços mais atuantes da segurança pública no município e amplia a cada dia suas atividades para o auxílio à comunidade. Grande parte desse reconhecimento vem da atuação dos agentes cada vez mais próximos à população, com isso, nada mais justo do que celebrarmos a data junto ao nosso bem mais importante, os munícipes”, relata o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato.
O órgão criado em 2003 atualmente conta com cerca de 250 agentes – distribuídos em ações de patrulhamento, dois grupamentos especiais (Romu e Getam), monitoramento e atendimento da Central 153, ações de defesa civil através do Compedec, além do acompanhamento de medidas protetivas (Patrulha Maria da Penha).