Prefeitura estimula a educação financeira em álbum de figurinhas
A Prefeitura de Ponta Grossa lançou na manhã desta terça (24/05), através da Secretaria de Educação, um projeto que envolve as crianças da cidade em ações que unem educação financeira, cultura, turismo, lazer e cidadania. Através do ‘Cola Aqui’, alunos do 4º e 5º anos vão receber um álbum de figurinhas sobre a cidade e vão colecionar mais de 150 figuras autocolantes, acompanhadas de muita informação.
Foto: Divulgação
Para obter as figurinhas os alunos vão trocá-las por notas fiscais de compras e serviços. Qualquer nota fiscal equivale a cinco unidades, que serão retiradas junto aos professores nas escolas. Um dos objetivos é estimular os alunos e suas famílias a exigirem a nota fiscal na hora do pagamento de qualquer atividade comercial, fazendo com que a prática seja realizada desde cedo e contribuindo para a educação financeira e fiscal, que está presente em todo o álbum com explicações e figurinhas especiais.
O prefeito Marcelo Rangel destaca o papel do álbum para a educação fiscal e financeira das crianças, que vai ocorrer de maneira lúdica. “É um trabalho encantador, que ensina as crianças a valorizar a cidade. Ao mesmo tempo, temos nele a educação fiscal e financeira, que são conceitos difíceis, mas que precisam ser aprendidos pelas famílias. As questões de arrecadação e tributária são muito importantes para a nossa cidade, embora a educação financeira seja muito falha em nosso país. Com esta brilhante ideia, saímos na frente mais uma vez. Estes conceitos são muito importantes e este projeto vai contribuir muito para o município e para o futuro da nossa cidade”, assegura Marcelo.
A secretária de Educação, Esméria Savelli, observa que o álbum é resultado de um trabalho entre várias secretarias. “Para a confecção das imagens, foi feito um resgate das personalidades, dos prédios tombados, das lendas, da natureza e de vários conceitos importantes para a história e vida dos ponta-grossenses. É um projeto que estimula o sentimento de pertencimento das nossas crianças e de suas famílias. Haverá troca, haverá sensibilização e uma contribuição significativa para o aprendizado das nossas crianças e da comunidade escolar”, acredita Esméria.
Formação das professoras
Os álbuns chegarão aos alunos, da faixa entre 9 e 10 anos, já no começo de junho. Antes disso, os professores da Rede Municipal de Ensino também serão privilegiados. Eles participarão de um curso de formação sobre os conceitos principais da Educação Fiscal e Financeira, para esclarecerem todas as curiosidades que, com certeza, serão levantadas pelos alunos. Embora o álbum já contenha muitas informações, os professores estarão preparados para direcionar os estudantes para obter ainda mais conhecimentos.
No total, foram produzidos 30 mil álbuns, que serão inicialmente distribuídos nas Escolas Municipais, mas que poderão estar disponíveis também para as escolas particulares do município. As escolas que demonstrarem interesse podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para obter os álbuns.
Agora 1