CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Tecnologia

Ponta Grossa integra cidades aptas a receber infraestrutura de 5G

22 de Março de 2023 às 15:02

Ponta Grossa integra cidades aptas a receber infraestrutura de 5G
Ponta Grossa está entre as cidades que tiveram autorizada a instalação de infraestrutura para o 5G. A decisão – que começa a valer a partir de segunda-feira (27) – possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades.

A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações (MCom) integra o grupo.

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da Faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

“Ponta Grossa é destaque quando falamos de tecnologia. Nos preparamos para poder oferecer o sinal 5G, sempre com o objetivo de promover a inclusão digital”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, reforça que a tecnologia do 5 G vai muito além de ter conexões mais rápidas, confiáveis e seguras. “A mesma trará mais agilidade à prestação de serviços, a processos de fabricação, assim como a adoção de tecnologias autônomas. Também poderá contornar dificuldades relacionadas a processos burocráticos ou morosos, que muitas vezes encarecem e podem diminuir a qualidade do serviço final oferecido. Estamos construindo uma cidade inteligente e a utilização desta tecnologia vem somar para tornar nossa cidade mais eficiente e sustentável”, analisa.

Segundo as informações divulgadas pelo Gaispi, as autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas. A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Falha global na Cloudflare provoca instabilidade em bancos, sites e serviços de criptomoedas nesta terça (18)

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Força-tarefa da Prefeitura chega ao Ponto Azul com limpeza pesada e reparos

2.

Jovens que estavam desaparecidos são executados por facção criminosa no Mato Grosso

3.

Câmara aprova a criação de motolâncias no serviço do SAMU 

4.

Cianorte e Operário empatam em 0x0 pela Copa Sul-Sudeste

5.

Câmara aprova a criação de motolâncias no serviço do SAMU 

6.

Padre ganha carro em rifa da própria paróquia em SC e resultado repercute nas redes; VÍDEO

7.

Adolescente fica em estado grave ao bater patinete elétrica em porta de automóvel; assista 

8.

Leonardo Puppi Bernardi é empossado novo presidente da ACIPG 

9.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

10.

Páscoa Solidária beneficia 5.000 famílias em Ponta Grossa com cestas básicas e chocolates

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia