Prefeitura ira repassar auxílio emergencial de R$ 50 para famílias carentes
A distribuição começará a ser realizada na próxima semana, a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) está organizando a forma de distribuição
Na tarde desta quinta-feira (7) a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu cerca de 28 mil vouchers referente ao programa Comida Boa, do Governo do Paraná. Trata-se de um auxílio emergencial, no valor de R$ 50, que permite aos beneficiários a compra de alimentos em comércios credenciados. A iniciativa foi regulamentada por decreto assinado pelo governador Ratinho Junior na última segunda-feira (4).
“Iniciamos a entrega dos vouchers aos municípios e sabemos a diferença que fará na vida das pessoas que estão em alta vulnerabilidade social. O programa terá validade de três meses, o que acaba sendo uma ajuda aos mais necessitados”, comenta a representante da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Karina Larocca.
Em Ponta Grossa serão 23.171 famílias cadastradas para receber e mais 4.634 autônomos e informais. “Durante o período da pandemia do novo coronavírus o benefício vem como um complemento das ações do governo federal e das atividades já realizadas pela Faspg, é um auxílio para as famílias que mais necessitam neste momento”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.
A entrega dos vouchers será feita pela Fundação de Assistência Social (Faspg), que já está organizando os dias e locais de distribuição. “Estamos avaliando as possibilidades, no momento já temos 26 locais para realizar a entrega, entre eles os Centros de Referência de Assistências Social (Cras) e igrejas. Queremos cadastrar outros para facilitar o acesso aos beneficiados e não aglomerar pessoas em um mesmo estabelecimento. Nossa ideia é começar a entregar nas próximas semanas”, destaca a presidente da Faspg, Simone Kaminski.
As famílias poderão consultar a plataforma do Governo Federal, www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, para verificar se estão inscritas no CadÚnico e também para tirar dúvidas como locais de retirada dos vouchers, locais onde poderão realizar a compra, entre outros detalhes. “Neste momento já estamos com alguns locais para compra dos produtos, todos devidamente cadastrados. Entre eles, os quatro Mercados da Família, que fornecem itens de cesta básica com 30% de desconto”, explica a diretora administrativa da Faspg, Jocemara Santos.
A partir de segunda-feira (11) a Faspg vai disponibilizar um telefone para auxiliar as pessoas que tiverem dúvidas e para agendar a retirada dos vouchers. O número será o 0800 400 8989 e funcionará de segunda a sexta-feira, no período das 10h às 16h.
Na entrega também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipais da Fazenda e da Agricultura, e das Estaduais da Defesa Civil e da Agricultura e Abastecimento.
Quem pode receber
Para ter direito ao voucher, é preciso ser maior de 18 anos (à exceção de mães adolescentes), ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo e renda familiar que não passe de três salários mínimos. Os beneficiários inscritos no CadÚnico precisam apenas apresentar documento com foto e CPF no local indicado pelo município para a retirada do cartão. O microempreendedor individual, o contribuinte individual do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e o trabalhador informal de qualquer natureza deverá também assinar uma autodeclaração de que está enquadrado nos requisitos do programa. Não estão incluídos no cálculo da renda familiar os rendimentos do Programa Bolsa Família.