Prefeita Elizabeth anuncia criação do ‘CIAC Superação’ para alunos que possuem algum tipo de deficiência
A prefeita Elizabeth Schmidt assinou nesta quinta (27) decreto que cria o CIAC Superação, voltado para atendimento exclusivo aos alunos da rede municipal que possuem algum tipo de deficiência. O Centro Integrado vai envolver serviços oferecidos pela Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes, potencializando as políticas públicas voltadas para as crianças com deficiência, visando melhorar a aprendizagem dos alunos da rede pública municipal.
Atualmente, 1486 alunos com algum tipo de deficiência estão matriculados na rede, sendo cerca de 570 no espectro autista e que serão beneficiados. O decreto para criação do Centro Integrado de Atendimento à Criança da Educação Especial Inclusiva – CIAC ‘Superação’ – da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponta Grossa foi assinado em cerimônia no Ginásio da Pessoa com Deficiência Jamal Farjalaah Bazzi. Além do ginásio, integra o CIAC também o prédio onde funciona hoje o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e o espaço entre os dois prédios, locais que serão revitalizados.
“Nestes espaços eles terão o atendimento especializado que cada um precisa. Isso será possível por meio da integração que estamos promovendo entre todas as secretarias para melhorar este fluxo de atenção às crianças com deficiência. É uma lacuna que será preenchida, favorecendo para que essas crianças se desenvolvam ainda mais, sem enfrentar filas de espera, sendo atendidos rapidamente e permitindo a melhoria a de seu aprendizado escolar”, considera a prefeita Elizabeth Schmidt.
No CIAC Superação, a Prefeitura vai colocar em prática novos fluxos de atendimento para desenvolver as habilidades dos alunos com deficiência da rede municipal, explica a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. “Os estudantes terão acesso a um grande mix de serviços, visando um atendimento integral a todas as particularidades que as crianças com deficiência enfrentam no dia a dia escolar. É uma ampliação do atendimento que fazemos hoje, oportunizando mais recursos e serviços de outras áreas, tais como encaminhamentos médicos, atendimento psicológico, entre outros”, informa Simone.
De acordo com a secretária de Saúde, Juliane Dorosxi, a pasta vai disponibilizar uma equipe multidisciplinar para os atendimentos clínicos. “Com esta equipe será possível estabelecer uma melhor dinâmica de encaminhamentos, facilitando esta rotina”, comenta.
Tatyana Denise Belo, presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), conta que haverá também acompanhamento da equipe no CIAC. “Haverá uma pessoa referência para a assistência social, que irá prestar as informações e fazer os encaminhamentos necessários para cada caso, otimizando o espaço e orientando para que as famílias sejam devidamente atendidas pelas políticas públicas”, comenta.
Dentro do Ginásio, em espaço cedido pela Secretaria de Esportes, a SME promoverá a estimulação motora e cognitiva digital, com uso de tecnologias e jogos, visando desenvolvimento cognitivo dos alunos. “O Ginásio Jamal está à disposição deste projeto, visando o desenvolvimento integral dos alunos do município”, disse o secretário.
Entre os públicos atendidos estão os alunos em situação de vulnerabilidade, sem atendimento pedagógico ou clínico, com ou sem diagnóstico de deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Distúrbios de Aprendizagem, Transtornos Mentais, Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM), com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD) e outros diagnósticos.
Eles terão acesso a serviços de psicologia escolar e clínica, atendimentos de cunho pedagógico em desenvolvimento motor, estimulação cognitiva, manejo de comportamento, artes visuais e musicalização; Serviço Social Escolar, atividades esportivas e acesso a benefícios sociais, além dos atendimentos clínicos que são de atribuição da Fundação Municipal de Saúde.