18 de Janeiro de 2026 às 20:59

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um dos convidados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para compor o “Conselho da Paz” para a Faixa de Gaza, neste sábado, 17. A informação foi noticiada pelo ICL e confirmada por VEJA.
O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente sobre o convite.Outros nomes, como o presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, também estão entre os líderes mundiais convidados pelo mandatário dos Estados Unidos. Mais cedo, neste sábado, 17, o republicano nomeou seu secretário de Estado, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair como membros fundadores.Em publicação nas redes sociais, Milei agradeceu o convite, dizendo que seria “uma honra”.
“A Argentina sempre estará do lado dos países que lutam de frente contra o terrorismo, que defendem a vida e a propriedade, e que promovem a paz e a liberdade. É uma honra para nós acompanhá-los em tão grande responsabilidade”, disse o argentino.
O presidente da Turquia também foi convidado a ser membro fundador do conselho, afirmou Burhanettin Duran, chefe do gabinete de comunicação de Erdogan. O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, também será convidado, tendo aceitado o convite, segundo um membro do governo do Canadá ouvido pela Bloomberg.
A lista de nomes também inclui, entre os sete integrantes do “conselho executivo fundador”, o enviado especial presidencial Steve Witkoff, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e Jared Kushner, genro do presidente americano. Os outros integrantes do conselho são o empresário bilionário americano Marc Rowan e Robert Gabriel, assistente de Trump que atua no Conselho de Segurança Nacional. Já o presidente americano vai presidir o órgão.
Leia mais Veja
Fale conosco
Previsão do Tempo
Carregando...
Cotação A1
Carregando...
10+ Lidas