CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

Conheça a origem do nome ‘Margaridas’ para as profissionais da limpeza urbana

9 de março de 2020 às 14:42

Publicidade
Conheça a origem do nome ‘Margaridas’ para as profissionais da limpeza urbana
A Ponta Grossa Ambiental (PGA) é responsável pela limpeza urbana da cidade de Ponta Grossa, incluindo a coleta de resíduos urbanos, coleta seletiva de resíduos recicláveis e varrição de ruas. Os profissionais que realizam estas atividades são chamados de Garis e Margaridas.
A palavra Gari veio do nome de Pedro Aleixo Gary, que assinou, na época do Império, o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Com isso, os funcionários acabaram sendo nomeados de Garis. Mas você sabe a origem do nome Margarida?

No início dos anos 70, na cidade de São Paulo, havia pouca mão-de-obra masculina para a varrição e limpeza das vias da cidade. Portanto, as mulheres começaram a ser requisitadas para este serviço. E então, houve a preocupação em encontrar um nome popular que servisse de alternativa aos já tradicionais: varredora e gari. A cor branca é sinônimo de limpeza, e a flor representa a feminilidade, então Margarida foi considerado o nome mais adequado para as mulheres que prestavam estes serviços. Além de, é claro, possuir a palavra “gari” inclusa no nome.

Caroline Borsato, diretora do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da PGA, explica que as margaridas estão presentes desde a coleta de resíduos, até a varrição de ruas e manutenção de praças e canteiros da cidade. Atualmente, 55 mulheres trabalham como Margaridas em Ponta Grossa!
Sobre os serviços prestados pela empresa, mais de 200 toneladas de resíduos são coletadas e mais de 50 quilômetros de vias são varridos por dia. “É muito importante reconhecer o trabalho das nossas margaridas nestes serviços, pois elas são responsáveis por ajudar a manter Ponta Grossa sempre limpa e bonita”, explica Caroline.

Compartilhe:

Leia também

Recicla PG já arrecadou mais da metade da meta da campanha Agosto Solidário

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Recicla PG já arrecadou mais da metade da meta da campanha Agosto Solidário

2.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência nesta segunda-feira (24)

3.

Jovem pula em cachoeira e morre afogado no Paraná 

4.

Justiça Militar recebe denúncia do Ministério Público do Paraná contra quatro policiais investigados na Operação Rapina por roubo qualificado a caminhoneiro

5.

Santa Casa de Ponta Grossa realiza procedimento inédito para tratamento de trombose

6.

Operário empata com Vila Nova em 0 a 0 

7.

Vídeo em que Lula aparece com 5 dedos reacende teoria de que presidente teria um clone

8.

Estrada do Buraco do Padre já possui 3 km de asfalto

9.

Prefeitura programa blitz "Nenhuma a Menos" contra o feminicídio

10.

Brasil pode ter terremotos como os recentes no Peru, Colômbia e Venezuela?

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia