Agora1

Vinícius Camargo quer fortalecer política antidrogas em PG

5 de julho de 2017 - 18:21

A política de combate e prevenção ao uso de drogas pode ganhar um reforço financeiro no Paraná. O vereador Vinícius Camargo (PMB), criador da Frente Parlamentar Antidrogas na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), esteve nesta terça-feira (4) em Curitiba articulando a criação de um fundo estadual para o setor. O parlamentar visitou vários deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para apresentar a ideia, entre eles Marcio Pauliki (PDT) que se comprometeu a buscar informações sobre o assunto.

A proposta de Camargo prevê que parte do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) da produção de drogas lícitas, por exemplo, seja destinado para campanhas de tratamento e prevenção do uso de entorpecentes. “Com a criação de um fundo estadual, poderíamos ter repasses para fundos municipais e conseguir a aplicação desses recursos em Ponta Grossa, por exemplo”, lembrou o parlamentar.

Além disso, o vereador apresentou uma moção de sugestão legislativa para que o Executivo Municipal reserve parte do ISS (Imposto sobre serviço de qualquer natureza) de eventos que comercializem bebidas alcoólicas em Ponta Grossa, por exemplo, seja destinado para campanhas de tratamento e prevenção. “Acreditamos que esse tipo de ação deve dar uma espécie de contrapartida para as políticas públicas do setor”, explicou o vereador.

Camargo (PMB) lembra que a criação de um fundo estadual para bancar a política antidrogas tem como eixo o mesmo argumento que baseia o encaminhamento do ICMS Ecológico. “Podemos encarar isso como uma contrapartida das empresas e empresários que comercializam drogas lícitas que muitas vezes são a porta de entrada para o uso de entorpecentes ilícitos e mais pesados e esse uso é, sem dúvidas, um problema de saúde pública”, explicou o vereador.

O vereador do PMB é criador da Frente Parlamentar voltada para discutir o assunto em Ponta Grossa. Em nível municipal, Camargo estuda outras ações para fazer que o combate e o tratamento ao uso indiscriminado de drogas se torne uma política pública efetiva na cidade.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.