CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Primeira medida de Temer será projeto para controlar gastos

28 de Abril de 2016 às 07:42

Se confirmado o afastamento da presidente Dilma Rousseff, as primeiras medidas do vice-presidente Michel Temer ao assumir serão o envio ao Congresso de um projeto de lei limitando os gastos públicos e a determinação de uma revisão completa de todos os programas do governo, inclusive os sociais, para reduzir gastos, disse à Reuters uma fonte próxima ao vice.

A intenção, já manifestada por outros peemedebistas do círculo mais próximo a Temer, é mostrar de imediato a intenção do novo governo de controlar gastos e ganhar a confiança dos investidores.

“A nossa lua-de-mel é de 60 dias”, disse a fonte, contabilizando o período de trabalho do Congresso antes do recesso de julho e em um ano de eleições municipais no segundo semestre, em que os parlamentares costumavam fazer um “recesso branco".

A proposta de um limite para os gastos públicos não é nova. Existe já um projeto do senador José Serra (PSDB-SP) em tramitação no Senado e o governo Dilma enviou ao Congresso há cerca de um mês uma proposta de reforma fiscal que previa a limitação.

O texto do atual governo, no entanto, prevê a criação de um Regime Especial de Contingenciamento, em que despesas consideradas essenciais –e que vão desde gastos com educação e saúde à conclusão de obras– possam ser deixadas de fora do limite, em caso de crescimento da arrecadação abaixo de um por cento nos quatro trimestres anteriores.

O governo Temer, no entanto, não pretende aproveitar nenhuma das duas propostas existentes e quer negociar com o Congresso um novo modelo de limitação. “Aqui as coisas são feitas assim, com muito diálogo”, disse a fonte. “A diferença entre o projeto do (Nelson) Barbosa (ministro da Fazenda) e o do PMDB é que o governo dele não tem votos (no Congresso)”.
A fonte peemedebistas reconhece que um governo Temer precisa dar sinais imediatos de que serão duros com a questão fiscal. “À medida que o mercado verificar nossa decisão de seguir as medidas vamos ganhar confiança”.

A segunda ação de um possível governo Temer é a intenção de fazer uma avaliação detalhada em todos os programas de governo, incluindo os da área social, com a intenção de economizar recursos. Apesar da garantir que programas como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida serão mantidos, não estão descartados cortes do orçamento, em qualquer lado.

A revisão irá incluir, também, uma avaliação de contratos com fornecedores, aluguéis e pessoal, segundo a fonte. A medida passa pela redução da estrutura ministerial, que deve cair dos atuais 32 para um máximo de 25 em um primeiro momento. A meta, diz, é de chegar a 20 em médio prazo.

“É preciso fazer o gasto caber dentro do orçamento que se tem”, afirmou.

Reformas

Temer também pretende já este ano tratar de reformas trabalhista e previdenciária, mas essas medidas ainda não serão enviadas ao Congresso nos primeiros dois meses de governo. A intenção é dar o sinal de que o governo pretende tratar disso abrindo negociações com o Congresso.

Na área trabalhista, a intenção do PMDB é apoiar o projeto que permite terceirizações até mesmo das atividades-fim das empresas e também mexer na legislação trabalhista, permitindo que acordos coletivos de trabalho se sobreponham à legislação em determinados casos.

Na Previdência, o plano inicial dos peemedebistas era de instituir uma idade mínima para aposentadorias e desvincular o aumento dos benefício mais básico do salário mínimo. Uma outra fonte ligada ao vice-presidente disse à Reuters, no entanto, que acha difícil essa negociação e o mais provável é que o governo encaminhe uma forma mais dura da atual regra, que prevê uma soma da idade mínima com o tempo de contribuição.

Agora 1/Reuters 

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Ingressos à venda para Operário x Azuriz pelas quartas de final do Campeonato Paranaense

2.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

3.

Prefeitura abre cadastro on-line para o ‘Vale-Gás’ a partir desta segunda

4.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

5.

Vereadora cobra providências de Lula por raio que feriu pessoas em ato em Brasília

6.

Mulher dá à luz no trabalho sem saber que estava grávida

7.

Operação policial desarticula núcleo logístico de organização criminosa em Ponta Grossa 

8.

Prefeitura agiliza alvarás e intensifica fiscalização sobre obras irregulares

9.

Conselho LGBT debate diversidade para as escolas de PG

10.

Gusttavo Lima faz show de 3 horas para multidão de 265 mil pessoas na praia de Matinhos

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia