Gleisi sai em defesa da primeira-dama após AGU publicar regras para viagens de Janja

A AGU (Advocacia-Geral da União) publicou uma orientação sobre a atuação da primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, em compromissos nacionais ou internacionais. A orientação reforça a prestação de contas de deslocamentos e de uso de recursos públicos relacionados a Janja e à equipe que presta apoio à primeira-dama. O parecer da AGU foi elaborado a pedido da Casa Civil, chefiada por Rui Costa.
AGU recomenda divulgação de agenda e despesas. Para a Advocacia-Geral da União, a agenda de Janja deve ser disponibilizada em site oficial. Já as informações sobre despesas e viagens devem ser publicadas por meio do Portal da Transparência.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse neste sábado, 5, que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, atua em acordo com parâmetros legais e tem feito “trabalhos importantes dentro e fora do país”.
“A orientação normativa da AGU sobre a atuação de cônjuges de presidentes da República define bem seu papel de representação diplomática, social, político ou cultural. A primeira-dama Janja sempre atuou dentro desses parâmetros, dentro da lei, e tem feito trabalhos importantes dentro e fora do país. É por isso mesmo que ela incomoda tanto os machistas e é perseguida pela extrema-direita, com ações sem motivo, como a que foi apresentada esta semana ao TCU por deputados bolsonaristas, e até um projeto de lei contra suas viagens de representação. Siga firme, companheira Janja. As mentiras não vão impedir seu trabalho”; disse Gleisi.