Agora1

Cuba anuncia fim do programa Mais Médicos no Brasil

14 de novembro de 2018 - 13:12

Havana, 14 nov (EFE).- O governo de Cuba informou nesta quarta-feira que está saindo do programa social Mais Médicos no Brasil devido às declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro, que anunciou mudanças “inaceitáveis” ao projeto governamental.

“Diante desta lamentável realidade, o Ministério da Saúde Pública (Minsap) de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do programa ‘Mais Médicos’ e assim o comunicou à diretora da OPS (Organização Pan-Americana da Saúde) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, anunciou a entidade em comunicado.

Cuba tomou a decisão de solicitar o retorno dos mais de 11 mil médicos cubanos que trabalham atualmente no Brasil depois que Bolsonaro questionou a preparação dos especialistas, condicionou sua permanência no programa “à revalidação do diploma” e impôs “como via única a contratação individual”.

Em Ponta Grossa são mais de 60 médicos cubanos que trabalham na rede de Atenção Primária Municipal. Ponta Grossa foi a cidade que proporcionalmente mais recebeu profissionais dentro do programa federal, Mais Médicos. A Prefeitura irá se pronunciar ainda na tarde desta quarta-feira (14) sobre o programa.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.