CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Condenado por crime contra mulher ficará impedido de exercer cargo público

10 de março de 2020 às 16:55

Condenado por crime contra mulher ficará impedido de exercer cargo público
Divulgação
Proposta da deputada Cantora Mara Lima (PSC) veda contratações em cargos de comissão ou funções de alta hierarquia no serviço público.

Condenados com decisão transitada em julgado por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher não poderão ocupar cargos ou funções públicas no Paraná. É o que determina o projeto de lei 28/2019, assinado pela deputada Cantora Mara Lima (PSC), que foi aprovado em redação final na sessão plenária desta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Paraná. Agora o texto segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

A proposta acrescenta um novo item à Lei Estadual 16.971, de dezembro de 2011, que tipifica os crimes em que o infrator já condenado (decisão transitada em julgado) fica impedido de assumir cargos em comissão ou funções de alta hierarquia no serviço público, a fim de garantir a probidade e a moralidade da administração. “O agressor de mulheres também será barrado nos órgãos públicos, com a perda do direito de ter uma função pública. Certamente é mais uma forma de coibir a violência doméstica”, ressalta a autora.

À proposta da deputada Cantora Mara Lima foi anexada um projeto de lei assinado pelo deputado Requião Filho (MDB), que também promove o mesmo tipo de vedação à legislação que rege a nomeação do funcionalismo público estadual. “É uníssona no país a tentativa de evitar a ocorrência de violência contra a mulher. Queremos contribuir para uma melhor convivência na sociedade como um todo com todo e com o aperfeiçoamento da legislação estadual”, afirma o deputado na justificativa da sua proposta.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Sergio Moro lidera para governo do Paraná; diz pesquisa

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Saúde orienta como diferenciar doenças respiratórias com queda de temperaturas no Paraná

2.

Jogos do Brasil na Copa 2026: veja as datas e horários das partidas

3.

Duplicação da BR-277 em Palmeira e Irati segue avançando nos serviços de terraplenagem

4.

Sergio Moro lidera para governo do Paraná; diz pesquisa

5.

Influencer Deolane Bezerra é presa em operação contra o PCC

6.

Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura prestam contas sobre desassoreamento do Lago de Olarias

7.

Ponta Grossa publica 1º Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 

8.

Mulher vai procurar emprego e descobre que está registrada como presidente da República

9.

Inscrições seguem abertas para praça de alimentação e espaços comerciais do IV Festival de Balonismo

10.

Professora é presa após fazer sexo com adolescente: "Marido descobriu"

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia