CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Sistema de Monitoração em tempo real auxilia PMPR na prisão de homem que descumpriu medida protetiva

A ocorrência foi repassada via Centro de Operações, após alerta automático gerado quando o agressor ultrapassou os limites estabelecidos judicialmente. A vítima passou a receber notificações sonoras no celular ainda no período da manhã, indicando a aproximação indevida. Ao atingir a zona mais restritiva, a PM foi acionada imediatamente.

26 de Março de 2026 às 20:35

Sistema de Monitoração em tempo real auxilia PMPR na prisão de homem que descumpriu medida protetiva
Sistema de Monitoração em tempo real auxilia PMPR na prisão de homem que descumpriu medida protetiva Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) prendeu um homem por descumprimento de medida protetiva de urgência na tarde desta quinta-feira (26), no bairro Água Verde, em Curitiba. A ação foi viabilizada pelo Sistema de Monitoração Eletrônica Simultânea (MES), integrado ao aplicativo Salve Maria e ao Centro de Monitoramento da Polícia Penal do Paraná, que permite o acompanhamento em tempo real de situações de risco envolvendo vítimas de violência doméstica.

O Sistema faz parte do Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).

A ocorrência foi repassada via Centro de Operações (Copom), após alerta automático gerado quando o agressor ultrapassou os limites estabelecidos judicialmente. A vítima, cadastrada no programa, passou a receber notificações sonoras no celular ainda no período da manhã, indicando a aproximação indevida. Ao atingir a área de exclusão — zona mais restritiva — o acionamento da Polícia Militar ocorreu de forma imediata.

No local, a equipe do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) fez contato com a vítima, que apresentou, por meio do aplicativo, a localização em tempo real do agressor. Com base nessas informações, os policiais intensificaram o patrulhamento na região e localizaram o suspeito nas proximidades, realizando a abordagem.

Durante a verificação, foi constatado que o autor tinha ciência do descumprimento da medida protetiva, sendo identificado que o dispositivo de monitoramento eletrônico apresentava alerta ativo no momento da abordagem. A situação foi confirmada pelos sistemas institucionais, caracterizando flagrante delito.

“A ocorrência chegou para a equipe via Copom a partir de um alerta do sistema integrado com a Polícia Penal. A vítima já estava recebendo notificações no celular e, com a localização em tempo real apresentada no aplicativo, foi possível direcionar o patrulhamento e localizar rapidamente o autor”, explicou a aspirante Ana Kaori.

Foi dada voz de prisão ao indivíduo, garantindo a preservação da integridade da vítima e o cumprimento da ordem judicial. O homem foi encaminhado à Delegacia da Mulher da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça.

A vítima possui medida protetiva desde outubro do ano passado e passou a utilizar o aplicativo há cerca de uma semana, ferramenta que foi determinante para a rápida atuação das equipes e para evitar a escalada da violência.

A PMPR reforça a importância da rede de proteção e orienta que casos de violência doméstica sejam denunciados pelo telefone 190 ou pelos canais oficiais disponíveis. A atuação integrada entre tecnologia e policiamento tem como foco a preservação da vida e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Polícia Civil responsabiliza tutor de pitbull que atacou cães em Ponta Grossa

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Bolsonaro recebe alta de hospital em Brasília e segue para prisão domiciliar

2.

Polícia Civil responsabiliza tutor de pitbull que atacou cães em Ponta Grossa

3.

PMPR divulga resultado de concurso para soldado com 2,5 mil aprovados

4.

Amantes são presos após serem flagrados em relação sexual em cima de túmulo; vídeo

5.

Com uso do "tatuzinho", Sanepar evita abertura de buracos nas ruas para consertos

6.

Em jogo amistoso, Seleção Brasileira é superada pela França nos EUA

7.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

8.

Amiga tenta reanimar estudante de 21 anos, mas jovem não resiste e morte causa comoção no Paraná: ‘Vazio’

9.

Morre o ator Gerson Brenner, aos 66 anos

10.

CECON Nova Rússia realiza Baile da Mulher Mais Elegante nesta quarta-feira (25)

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia