Presa quadrilha que roubava carros para trocar por drogas no Paraguai
Uma operação da Divisão de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil do Paraná prendeu 23 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas e outra de roubo e furto de veículos. A ação policial aconteceu em três estados: Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Apenas uma mulher da organização criminosa está foragida.
A investigação durou cinco meses e identificou uma quadrilha que roubava e furtava carros em Curitiba e região metropolitana e trocava por drogas no Paraguai.
O esquema funcionava conforme a delegada responsável pela operação, Camila Ceconello explica. “Os traficantes escolhiam determinado modelo de carro e encomendava com os membros que realizavam os assaltos. Os carros eram adulterados para que conseguissem transitar pelas rodovias sem levantar suspeita. Chegando no país vizinho, os veículos eram trocados por drogas. Alguns carros retornavam para Curitiba e região metropolitana recheados de maconha. A droga então era distribuída para traficantes da capital paranaense, catarinense, paulista e carioca”, finaliza.
Estima-se que a organização criminosa movimentava até uma tonelada de maconha por mês, além de ser responsável por dezenas de roubos de veículos. Durante a operação, um carro roubado foi recuperado e ao longo da investigação foram mais de 15 e quase 1,5 tonelada de maconha apreendida. Dois carros adulterados foram apreendidos durante a ação desta sexta-feira e passarão por perícia.
O veículo recuperado, modelo Sandero, foi encontrado na casa de uma mulher, apontada pela Denarc como líder da quadrilha. O carro, que não tinha seguro, foi tomado de assalto no dia 27 de setembro deste ano no bairro Vista Alegre, em Curitiba, por dois homens armados quando ele deixava a neta no colégio. Horas após o término da operação, o veículo foi devolvido ao dono.
A líder da quadrilha foi detida na cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul (MS). Durante a ação, além do carro recuperado, os policiais apreenderam na casa dos investigados dezenas de documentos de carros, materiais para adulteração, placas de veículos roubados, duas armas de fogo, um simulacro e uma pequena quantidade de maconha e cocaína, além de cerca de R$ 20 mil em dinheiro.
Ao todo, os policiais da Denarc, do COPE (Centro de Operações Policiais Especiais) e do TIGRE (Tático Integrado Grupo de Repressão Especial), unidades de elite da Polícia Civil, cumpriram 24 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A ação policial aconteceu nos municípios de Curitiba, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Fazenda Rio Grande, Pinhais, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Foz do Iguaçu. Foram cumpridos ainda em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. A operação teve o apoio do GOA (Grupamento de Operações Aéreas) da Polícia Civil.