Agora1

Policia Civil prende cinco suspeitos contra fraudes em carteiras de identidade

2 de abril de 2019 - 21:55

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu cinco pessoas, durante a segunda fase da Operação Vucetich, na manhã desta terça-feira (02), em Rancho Alegre D’Oeste, na região centro-oeste, Maringá e Sarandi, na região noroeste, todas no Paraná.

A ação investiga uma organização criminosa que fazia carteiras de identidade fraudulentas para foragidos da Justiça e para o cometimento de crimes de estelionato.  Além dos mandados de prisão, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos mesmos municípios.

Um dos alvos presos na operação é funcionário da prefeitura do município de Rancho Alegre D’Oeste, de 48 anos, suspeito de executar a fraude. O homem prevalecia-se do fato de trabalhar no atendimento do posto para confecção de carteiras de identidade e inseria dados falsos no sistema para contribuir com criminosos. De acordo com as investigações, o posto de atendimento em que o funcionário municipal trabalhava teria confeccionado cerca de 160 Carteiras de Identidades falsas.

Outro alvo da ação é um contador do município de Maringá, de 43 anos, que já conta com diversas passagens policiais por crimes de estelionato. Ele e outras três mulheres, de 25, 34 e 43 anos, foram presos. O grupo criava empresas fraudulentas, registrava em nomes de laranjas e dava o golpe do seguro desemprego e salário maternidade. A fraude teria gerado um prejuízo superior a R$1 milhão para os cofres públicos.

Um dos criminosos beneficiados pelo esquema é Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, que seria um dos maiores traficantes do país e o segundo na hierarquia da facção criminosa Comando Vermelho, organização criminosa comandada por Fernandinho Beira-Mar.

Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 10/12/18, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no posto de identificação onde trabalhava o servidor público em Rancho Alegre D´Oeste, bem como, em um escritório de contabilidade em Maringá. Na ocasião foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

A operação foi batizada como “Vucetich”, em alusão ao argentino nascido na Croácia, Juan Vucetich, que desenvolveu e colocou pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.