CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Polícia

Operação integrada mira ataques a instituições escolares no PR, SC, SP, RJ, PE

19 de Abril de 2023 às 05:51

Operação integrada mira ataques a instituições escolares no PR, SC, SP, RJ, PE
- Foto: Geraldo Bubniak/AEN
A operação "Escola Segura" está cumprindo dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze afastamentos de sigilo de dados em face dos adolescentes.

A Operação "Escola Segura", deflagrada nesta quarta-feira (19/04/23), em cinco estados da federação, e capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública teve início a partir de investigação do Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos, o CyberGAECO,  do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que identificou um grupo de adolescentes, em plataforma virtual, os quais planejavam a realização de possíveis ataques a instituições escolares, nestes Estados.



Ao todo estão sendo cumpridos  dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze  afastamentos de sigilo de dados em face dos adolescentes.O objetivo da operação é dar cumprimento as ordens judiciais deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau referentes a mandados de internação provisória e busca e apreensão domiciliar contra adolescentes envolvidos em planejamentos de ataques a escolas brasileiras.

Estão participando da operação além do próprio CyberGAECO do MPSC e MJSP as Policias Civis dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná. Em Santa Catarina, a operação é coordenada também pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) juntamente ao CyberGAECO.

As investigações iniciaram logo após o triste episódio ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau-SC, no dia 05 de abril de 2023, e a operação ¿Escola Segura¿ leva o nome da força-tarefa capitaneada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da DIOPI/SENASP/MJSP, que desde o trágico episódio ocorrido em Blumenau, vem executando, juntamente as forças de segurança estaduais, diversas ações relacionadas ao enfrentamento de atos atentatórios à vida a serem perpetrados em escolas.

O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada formada por integrantes do MPSC, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Penal do Bombeiro Militar para o combate e enfrentamento de delitos praticados através de ambientes virtuais.



Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia