Ex-parlamentar de Curitiba já havia sido condenada e cumpre a pena em regime semi-aberto
O marido de uma ex-vereadora de Curitiba denunciado por participação em um esquema de “rachadinha” foi preso nesta quarta-feira (10). A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) no final da tarde de hoje (quinta-feira 11).
De acordo com as investigações, ele e a então agente política que exerceu o cargo entre 2017 e 2020 exigiam parte dos salários de funcionários do gabinete da parlamentar. O mandado foi cumprido pelo Núcleo de Curitiba do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e decorre da confirmação, em segunda instância, da condenação, publicada em 2022, pela prática dos crimes de concussão e peculato.
A decisão fixou a pena definitiva em oito anos e quatro meses de prisão, em regime fechado, além do pagamento de multa. A ex-vereadora, também condenada, cumpre a pena em regime semiaberto e foi intimada pelo Juízo no último mês para utilizar tornozeleira eletrônica.
Durante as investigações ficou comprovado que os crimes eram praticados a partir de cobranças diretas de percentual da remuneração dos servidores ou ainda pela aquisição de empréstimos consignados pelos funcionários, como condição para a manutenção dos cargos por eles ocupados.