CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Polícia

Gaeco do Paraná cumpre 13 mandados em operação nacional contra duas organizações criminosas investigadas pelo MP do Mato Grosso do Sul

5 de Julho de 2023 às 16:51

Gaeco do Paraná cumpre 13 mandados em operação nacional contra duas organizações criminosas investigadas pelo MP do Mato Grosso do Sul
Reprodução
O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu nesta quarta-feira, 5 de julho, cinco mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Arnaque – investigação conduzida pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul sobre a atuação de organizações criminosas com possível participação de advogados. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Criminal de Campo Grande (MS) e executadas no Paraná pelos Núcleos de Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Maringá do Gaeco.

Apurações sobre o caso identificaram duas organizações criminosas possivelmente lideradas por advogados que seriam responsáveis pela propositura de mais de 70 mil ações judiciais em todas as regiões do país, sendo muitas delas consideradas temerárias pelo Poder Judiciário. As suspeitas de ilegalidade devem-se ao fato de que praticamente todas as demandas tratam de empréstimos consignados supostamente forjados.

Para o cometimento dos ilícitos, o grupo criminoso atuaria a partir da obtenção de procurações de idosos, pessoas com deficiência ou indígenas para ajuizarem múltiplas demandas em nome deles contra instituições financeiras, a fim de obterem acordos em massa e, consequentemente, alcançarem ganhos financeiros para o grupo. Além do MPPR, equipes dos Gaecos dos MPs da Bahia, de Goiás, de Mato Grosso, de Minas Gerais, da Paraíba e do Piauí participaram da ação, com o cumprimento de ordens judiciais. No Paraná, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos.

O nome da Operação, Arnaque, (tradução livre do francês golpe) faz alusão aos métodos fraudulentos usados pelas organizações criminosas para enganar as vítimas.


Assessoria de Comunicação
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Jovem é preso suspeito de induzir adolescente de 12 anos ao suicidio em Jaguariaíva

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Justiça determina uso de tornozeleira a preso que não tem as pernas

2.

Lâmpadas de tecnologia LED já iluminam 70% de Ponta Grossa

3.

Vagner defende pênalti no final e Operário vence o Londrina pela Copa do Brasil 

4.

Prazo para pagamento da 1ª parcela do IPTU 2026 termina nesta sexta-feira (20)

5.

Investigação policial aponta culpa de adultos em afogamento de criança em Ponta Grossa 

6.

Em Ponta Grossa, Lei que isenta inscrição de pessoas com deficiência em corridas de rua é sancionada

7.

Associação Fernix apresenta ações na área da oncologia na Tribuna Livre

8.

Feira da Tropa celebra o Dia do Artesão

9.

Prefeitura de Ponta Grossa entrega novos equipamentos à APACD

10.

Leonardo é acusado de dar bebida alcoólica ao neto de 1 ano

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia