Força Verde faz patrulhamento aquático para coibir pesca predatória na região
A Policia Ambiental realizou na tarde de quarta (15), patrulhamento aquático em rios da região de Teixeira Soares, Imbituva e Tibagi. A Força Verde recebeu denúncia anônima de que pessoas em uma embarcação estariam praticando pesca predatória em uma lagoa marginal do rio Imbituvão.
A equipe policial deslocou até o local e realizou o patrulhamento aquático iniciando na localidade de violas até rio Tibagi na localidade de uvaia, município de Ponta Grossa. Sendo que nada de anormal foi verificado. A polícia avisa que até o dia 28 de fevereiro do ano que vem, a pesca de espécies nativas está proibida nos rios e reservatórios do Paraná. A medida visa proteção da fauna aquática, pois é durante esse período, conhecido como piracema, que a maioria das espécies se reproduz.
A restrição é baseada pela instrução normativa 25/2009 do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), e pela portaria do IAP (206/2016). Durante esse período, IAP e Polícia Ambiental reforçarão as ações de fiscalização em todo Estado.
RESTRIÇÕES – A atividade será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas – aquelas que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como o bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina e outras – não faz parte da restrição. Também serão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido.