Mais de 50% do fornecimento de eletricidade na Espanha já foi restabelecido

Os cidadãos podem e devem ficar tranquilos”, disse o primeiro-ministro Pedro Sánchez. Em Lisboa, a energia elétrica voltou após nove horas.
Pouco após o meio-dia, a Espanha vive o pior apagão de sua história, tanto em extensão (toda a Península, exceto as ilhas e Ceuta e Melilla) quanto em número de pessoas afetadas.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que o governo estava investigando por que a geração de energia foi “repentinamente” cortada às 12h33, o momento em que tudo começou.
“Isso nunca tinha acontecido antes”, disse ele.
“Todos os recursos do estado estão sendo mobilizados desde o primeiro minuto”, segundo Sánchez. A Red Eléctrica informou que 51% do fornecimento havia sido restabelecido até as 23h. É recomendável evitar viagens, usar celulares apenas para chamadas curtas, evitar sobrecarregar os serviços de emergência e seguir apenas as informações oficiais.
O Executivo assumirá a responsabilidade de gerenciar o apagão em oito comunidades. Eduardo Prieto, diretor de serviços de operações da Red Eléctrica, afirmou em comunicado pouco depois das 21h. que ainda restam horas até que o serviço seja totalmente restaurado.
Os cidadãos devem saber que todos os recursos do Estado estão sendo mobilizados para recuperar a normalidade do abastecimento o mais rapidamente possível.
Ele vai trabalhar à peça durante toda a noite. Com profissionalismo e compromisso.
Como a Espanha sempre faz nestas situações.