CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Geral

UEPG emite nota após demitir professor acusado de assédio sexual a aluna

21 de Agosto de 2023 às 17:19

UEPG emite nota após demitir professor acusado de assédio sexual a aluna
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
Defesa de Luciano Ribeiro Bueno alega que professor passava por problemas psicológicos; "interpretou equivocadamente as mensagens", dizem advogadas

O professor Luciano Ribeiro Bueno, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi demitido por assédio sexual contra uma estudante, em 9 de agosto deste ano. Por meio de mensagens escritas, áudios, fotos e vídeos, ele perguntou o que a acadêmica queria para fazer sexo com ele.

Bueno era chefe-adjunto e professor do Departamento de Economia da UEPG quando enviou as mensagens à aluna, em julho de 2022. Em seguida, ela o denunciou. Dois dias depois, em 4 de agosto, a Reitoria da universidade autoriza a abertura do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em virtude da denúncia. O professor foi afastado em 8 de agosto.

Em 9 de agosto de 2023, mais de um ano após a denúncia, o governo estadual publicou no diário Oficial a demissão de Luciano Ribeiro Bueno, quatro meses depois da Procuradoria do Paraná dar parecer positivo para a exoneração. Nesse período, seu vencimento acumulado foi de R$ 43.837,52.

As trocas de mensagens

Luciano enviou mensagens na madrugada do dia 21 de julho de 2022, às 02h12, para oferecer ajuda à estudante. Ele ofereceu a possibilidade da aluna refazer uma avaliação em que teve nota baixa e informou que ela poderia solicitar auxílio pelo WhatsApp, caso precisasse.

O que diz a defesa do professor?

A defesa de Luciano Ribeiro Bueno disse, em nota, que:

"A conduta narrada na denúncia ocorreu em momento extremamente delicado da sua vida particular, em decorrência de luto familiar no contexto da pandemia da Covid-19 e agravamento de doença crônica (Retocolite Ulcerativa Aguda), passando a desenvolver transtorno depressivo grave, bem como transtornos de adaptação decorrente de quadros de Estresse Pós-Traumático e Síndrome de Burnout, os quais vem tratando desde o ano de 2020."

A nota da UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que, a partir de denúncia, foi instaurado Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o professor Luciano Ribeiro Bueno. Uma comissão composta por professores efetivos da UEPG realizou a apuração, de acordo com a Lei Estadual nº 20.656/2021. O professor foi afastado pelo departamento de lotação, a partir de 08 de agosto de 2022, ato que foi ratificado pela comissão. O processo tramitou regularmente, com decisão de demissão. Após recursos, a conclusão foi encaminhada ao Governo do Estado, que procedeu a exoneração, publicada no dia 09 de agosto de 2023 em Diário Oficial. Para a comunicação entre alunos e professores extra sala de aula, estão disponíveis dispositivos como e-mail institucional; ferramentas em plataformas online da educação a distância, como fóruns e chats, e Google Workspace. Desde 2019, a UEPG intensificou as ações para evitar que casos similares ocorram. Com a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), entre outras atividades, mantém ativa a campanha “UEPG está de olho”,  iniciativa que atua contra todas as formas de assédio e discriminação na instituição. A Prae recebe denúncias pelo (42) 3220 3237 (whatsapp) e  praeescuta@uepg.br.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Família procura por rapaz desaparecido desde sábado após ir ao shopping em PG 
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia