Prefeitura inaugura piscina para uso de entidades e pessoas com deficiência
Depois de quatro anos sem uso, a piscina adaptada do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi inaugurada na manhã de terça-feira (6) para uso compartilhado e rotativo pelas instituições de atendimento à pessoa com deficiência em Ponta Grossa. A inauguração do espaço foi feita pelo prefeito Marcelo Rangel e pela Secretária de Assistência Social e presidente da Fundação Proamor, Simone Kaminski, durante a reabertura dos serviços prestados no ginásio pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, da Fundação Proamor.
A abertura da piscina foi marcada por uma aula inaugural para alunos da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi). “Agora este espaço estará disponibilidade para qualquer entidade de atendimento ao deficiente que queira usar. Basta reservar a agenda com nossa equipe e contar com o instrutor ou fisioterapeuta da instituição, que irá orientar as atividades”, explica a secretária Simone Kaminski. A secretária lembra ainda que a piscina deve passar por novas adequações, para ficar no modelo indicado para a realização de fisioterapia na água e também adaptada para diferentes necessidades. No momento, o uso da piscina está liberado para pessoas com deficiências que apresentam poucas limitações.
Além da piscina, o departamento da pessoa com deficiência também realizou uma reabertura oficial dos atendimentos e serviços ofertados, após mudanças e melhorias realizadas na estrutura. O atendimento de fisioterapia foi transferido para uma sala mais ampla e adequada para os serviços, bem como a atividade da musicoterapia. “Com um espaço maior, a musicoterapia tem mais condições de trabalhar com a expressão corporal, com a distribuição espacial das atividades, permite um trabalho com muito mais possibilidades, muito mais dinâmico. Nós trabalhamos com o conceito de liberdade, por isso quanto menos limitado for o espaço, melhor”, aponta o musicoterapeuta do Departamento, Thiago Pauluk.
A reabertura dos serviços também compreende a oferta de oficinas para os usuários do departamento. Os interessados já podem se inscrever para participar das oficinas de artesanato, pintura e da oficina de inclusão, realizada pelo Palhaço Picolé, com técnicas de circo. “Usamos estes recursos lúdicos, as brincadeiras e outras técnicas circenses para trabalhar com os alunos as questões de equilíbrio, coordenação motora e o trabalho em equipe”, conta Picolé.
A oficina de inclusão do Palhaço Picolé, bem como a Terapia Assistida por Animais, são atividades que o Departamento da Pessoa com Deficiência está agora levando até as entidades, descentralizando esse atendimento e fortalecendo a parceria com as instituições do município. “A meta a partir deste ano é tornar nosso atendimento mais técnico e profissionalizado. Não queremos que as atividades fiquem restritas apenas no Departamento, porque o importante é garantir que o maior número de pessoas sejam assistidas. Nem sempre o departamento consegue atender tudo, bem como as entidades, por isso a importância de estarmos trabalhando sempre em parceria”, destacou a diretora administrativa da Fundação Proamor, Andreia Tokutake.
O Departamento da Pessoa com Deficiência conta hoje com mais de 3.300 usuários cadastrados, de diferentes deficiências, que podem participar gratuitamente dos atendimentos de fisioterapia, atividade física, assistência social, musicoterapia, oficina de circo e terapia assistida por animais. Quem tiver interesse pelas oficinas e outros atendimentos do Departamento, basta entrar em contato pelo 3222-3118 ou próprio departamento, na rua Silva Jardim, nº 38.
Por Mariana Noronha
Agora 1