Paraná terá o ano da gastronomia em 2019; diz Hampf
O Conselho Paranaense de Turismo – com voto favorável de Ponta Grossa – estabeleceu que 2019 será o Ano da Gastronomia, com foco no desenvolvimento desse setor do turismo. O presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Edgar Hampf, que apoia a iniciativa, destacou a importância dessa medida: “temos no Paraná uma base importante de turistas que podem desempenhar um papel ainda mais importante na economia local e no incremento do setor”.
O presidente da Fumtur lembra que Ponta Grossa já está trabalhando nas bases desse desenvolvimento, com a oferta do curso de qualificação em Gastronomia Alemã, ministrado em parceria pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Nós já começamos, mas temos muito o que avançar”, avalia Hampf.
“Estamos testemunhando um sensível crescimento a oferta gastronômica de Ponta Grossa, mas ainda estamos muito distantes do que podemos oferecer”. Hampf lembra que há setores que apresentam grande capacidade de desenvolvimento: “temos ainda áreas inexploradas e segmentos sem a devida atenção, mas existem possibilidades imensas de fomentar crescimento e bons empreendimentos nessas áreas, com parcerias como as que a Fumtur vem alinhavando com o curso de Gastronomia da Unicesumar e diversas empresas do setor”, relata Edgar.
De acordo com o presidente, além da Gastronomia Alemã e do suporte à Gastronomia Típica, o setor pode se desenvolver em outros segmentos, inclusive e especialmente a Alta Gastronomia, com elevado potencial de negócios e de atração de turistas e experiências. Outro fator importante, segundo o presidente, é a excepcional oferta de bebidas, com Ponta Grossa representando um importante percentual da produção nacional de cerveja: “e não só em volume, mas principalmente em qualidade, inclusive com as diversas iniciativas artesanais e semi-artesanais”, finaliza Hampf.