Secretaria de Educação já formou 850 novos conselheiros escolares
A Secretaria de Educação começou nesta semana a formação de uma nova turma de conselheiros escolares. Esta já é a sexta etapa de formação do curso de conselheiros da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, que já formou 850 pessoas para uma participação ativa e de qualidade junto aos conselhos das escolas públicas municipais e também estaduais. A primeira ação junto ao novo grupo foi nesta segunda (02/05), com 208 participantes divididos em quatro turmas.
Os conselheiros são membros da comunidade, pais de alunos, funcionários, diretores e até estudantes, no caso das escolas estaduais. Eles recebem instruções e debatem boas experiências ocorridas dentro dos conselhos escolares. A formação é completada com aulas online e presenciais, em 40 horas de estudos. Com a preparação, eles ficam prontos para atuar junto aos conselhos, presentes em cada escola, com 11 titulares e 11 suplentes cada um. O mandato é de dois anos.
A formação dos conselheiros e os conselhos escolares são uma evolução na gestão participativa das escolas, prevista no Plano Nacional da Educação. A partir de 2014, os municípios teriam dois anos para sua implantação, que foi viabilizada em Ponta Grossa através de lei municipal. Com os conselhos, a comunidade escolar apoia a direção no uso das verbas da escola e em decisões sobre o uso do espaço público, por exemplo.
“O objetivo do curso de formação é fortalecer a gestão democrática na escola, fazendo com que os conselhos sejam fortes e atuantes, qualificando a gestão, possibilitando que os conselheiros atuem da maneira correta, com mais segurança e conhecimento na deliberação dos diversos assuntos. Além disso, o compartilhamento de experiências entre os conselhos também é uma ótima forma de aprender a melhorar esta participação”, acredita Izolde Hilgemberg de Oliveira, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação.
O curso de formação tem ainda a participação de alunos de Tibagi, Castro e Carambeí, com a instrução das professoras Nilcea Mottin de Andrade, Elizabet Alves, Lídia Kalinoski e Cyntia Drago Venâncio.
Agora 1