CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Eventos

Festival da Primavera em Castro terá segunda maior Copa de Balonismo do Brasil

10 de Setembro de 2025 às 18:59

Publicidade
Festival da Primavera em Castro terá segunda maior Copa de Balonismo do Brasil
Foto: Arnaldo Neto/AEN
O campeonato faz parte do festival nos Campos Gerais, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, com apoio do Viaje Paraná. Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro será a segunda maior competição desta natureza do Brasil.

De sexta-feira a domingo (12 a 14), Castro, nos Campos Gerais, será palco de um dos maiores eventos de balonismo do Brasil. Com 50 balões, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro se torna a segunda maior competição desta natureza no país, atrás apenas de um evento que acontece no Rio Grande do Sul (RS). O campeonato faz parte do Festival da Primavera, organizado pela primeira vez pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e com apoio do Viaje Paraná.

Realizado na Castrolanda Expo Center, os balões serão os principais destaques da programação e, para aproveitá-los, as opções são muitas: voos cativos (quando o balão fica preso ao solo por cordas de segurança, subindo e descendo de forma limitada até 15 metros de altura para oferecer uma vista panorâmica e a sensação de voar), voos livres, balões instagramáveis, show de luzes com balões e, claro, a etapa competitiva.

O Festival da Primavera vai ser um grande evento com música, gastronomia, balonismo e muitas outras atividades. É uma oportunidade para atrair turistas, fomentar o fluxo do território dos Campos Gerais e trazer cada vez mais resultados positivos à população, por meio desse setor", disse o secretário do Turismo do Estado, Leonaldo Paranhos.

Com sete categorias, a Copa Paranaense de Balonismo–Etapa Castro reúne balões cativos e de voo livre. A realização das provas começa com um dossiê dos técnicos, que avaliam as condições climáticas e do vento, orientando sobre onde alçar voo, qual horário, possíveis manobras que podem ser feitas e demais aspectos.

A partir das orientações e informações em tempo real, um responsável define quais serão as modalidades praticadas no evento. Os 50 balões representam cinco aeronaves cativas fixas e outras 45 livres, conduzidas pelos competidores, entre paranaenses e de diversas partes do Brasil. Além de pilotos estaduais, participam competidores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Bahia, muitos deles campeões nacionais e de renome mundial.

As modalidades são: “Fly In”, quando os competidores voam para um alvo comum, determinado pelo juiz, e o que jogar sua marca mais próximo do alvo vence; “Fly On”, quando é declarado o próximo destino em voo e quem atingir a menor distância do alvo declarado será o vencedor; “Caça Raposa”, quando um balão decola sozinho e, após um determinado tempo, os outros balões sobem  e procuram seguir o mesmo percurso, sendo o vencedor  aquele que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou; entre outras.

“O turismo é um setor que caminha junto e sempre está em sintonia com outras atividades. Além da programação do Festival de Primavera, que reúne gastronomia e música, o Turismo Esportivo paranaense se beneficia do Campeonato de Balonismo, uma vez que competidores de todo o Brasil vão se reunir no Paraná, movimentando os hotéis e toda a cadeia de serviços dos Campos Gerais”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

COPA DE BALONISMO – A competição será com toda a segurança necessária, uma vez que qualquer balão com atividade no Estado é obrigado a passar pela vistoria da Federação Paranaense de Balonismo para receber a carta de autorização de uso de aeronave.

Além disso, é fiscalizado se o promotor do evento e o piloto estão seguindo todas as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo negada a autorização para os voos com falta de documentos, tanto para livres quanto para cativos. Além disso, eventos desta natureza em um município só podem ser realizados com a chancela da Federação, uma garantia a mais de segurança.

A expectativa é de realizar cinco voos competitivos, sendo o primeiro às 16h30 da próxima sexta-feira (12). As outras provas acontecem no sábado e no domingo (13 e 14), pela manhã e à tarde. Para serem realizadas, todas as provas estão condicionadas às condições climáticas avaliadas em tempo real pelas equipes de segurança e especialistas.

A ideia, de acordo com Lucas Chemin, diretor de Eventos da Federação Paranaense, é ultrapassar o número de pontos realizados na prova da etapa nacional da Copa de Balonismo, que teve 16 mil pontos. “O campeão é definido por meio de um cálculo feito em um software, que distribuí pontuações cumulativas de 0 a 1000 aos competidores, com base em seus desempenhos nas atividades. Tudo depende da modalidade, algumas calculam com base em quem chegou mais perto de um alvo pré-definido, então é bem variado”, explicou.

PROGRAMAÇÃO – O primeiro Festival da Primavera vai movimentar os Campos Gerais com uma programação diversificada e gratuita com atividades culturais e educacionais, shows musicais, gastronomia, comercialização de produtos regionais paranaenses e o maior encontro de balonismo da história do Estado.

O evento contará ainda com exposições das Forças de Segurança. Representantes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros, irão apresentar equipamentos e veículos históricos das instituições. O público também poderá participar de atividades recreativas, receber orientações e prestigiar a apresentação musical da Banda da Polícia Militar do Paraná.

Também haverá tendas para orientações sobre doação de sangue e órgãos e uma ação de vacinação em parceria com o município. Confira a programação completa AQUI.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Ponta Grossa dá início à programação do 'Natal – Feliz Cidade'  
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas

Milhares de pessoas comemoram título do Flamengo no RJ

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Ponta Grossa terá até 30 novos ônibus pelo novo PAC 

Jovem de 23 anos é morto a tiros em Imbituva 

UBS de Ponta Grossa estarão abertas neste sábado para consultas, orientações e testes rápidos

Categorias

CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia

Institucional

    Categorias

    • Celebridades
    • Curiosidade
    • Esporte
    • Eventos
    • Geral

    Redes Sociais

    Hospedado por CloudFlash
    Desenvolvido por Flize Tecnologia