CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Tecnologia

Prefeitura avança na formação de professores que atuam nos LACs

Atividades são regulares e reúnem mais de 100 professores da Rede Municipal de Ensino em Ponta Grossa; parte dos encontros com os educadores foi nesta sexta (23) no Colégio Sesi;

26 de maio de 2026 às 09:46

Prefeitura avança na formação de professores que atuam nos LACs
Divulgação


Os mais de 100 professores que realizam atividades nos Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) das Escolas Municipais participam, ao longo deste mês, de mais uma etapa de capacitações promovidas pela Prefeitura de Ponta Grossa. Na última quinta e sexta-feira (21 e 22), por exemplo, parte dos educadores estiveram presentes em atividades coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação no Colégio Sesi da Indústria.

"São formações continuadas voltadas ao desenvolvimento da Computação na Educação Básica, robótica, cultura maker, inovação pedagógica e integração curricular", explica a secretária Joana D'Arc Panzarini Egg. No caso dos encontros com os profissionais do Sesi, os professores das Escolas Municipais são divididos de acordo com o nível de afinidade e período que integram o projeto dos LACs; entre os conteúdos abordados estão a
montagem de protótipos, programação, automação, uso de sensores, robótica educacional e projetos da 'cultura' maker.

"O principal objetivo é preparar os professores para desenvolver práticas inovadoras, criativas e alinhadas às demandas da educação contemporânea, utilizando a Computação como ferramenta de aprendizagem, investigação e criação", reforça Joana.

O que são os LACs?
Os Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) oferecem atividades diferenciadas e possibilitaram que a proposta inovadora da Prefeitura na Rede Municipal fosse colocada em prática. Os espaços foram criados para o desenvolvimento da criatividade e para o despertar para o mundo tecnológico em professores e estudantes: neles, as crianças têm a oportunidade de utilizar recursos da robótica educacional sustentável, computadores com tela touch conectados, equipamentos elétricos e materiais reutilizáveis.

Além dos 51 Laboratórios já instalados em Escolas, unidades onde os espaços físicos ainda estão em fase de implantação também já são atendidos com atividades regulares nas próprias salas de aula.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Paraná adquire primeiras metralhadoras da história do Estado

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Operação desarticula esquema com corrupção de servidores públicos no Paraná

2.

Campanha do vidro impulsiona 'Recicla PG', que ultrapassa marca de 50 toneladas de materiais recebidos

3.

Prefeitura abre nova etapa de cadastros para o Vale-Gás

4.

Lei flexibiliza uso de uniforme escolar para estudantes neurodivergentes

5.

Governo inaugura Museu Satélite Casa Alfredo Andersen em Ponta Grossa

6.

Alex Cimo, influenciador de games, morre aos 32 anos

7.

Obras de asfalto novo avançam no Ouro Verde e Santa Tereza

8.

Brasil vence Egito por 2 a 1 no último amistoso antes do Mundial

9.

VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar celular

10.

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia