CelebridadesCinemaCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Social

Estudantes doam cabelos ao hospital do câncer de Cascavel

Por Redação

Estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel, Oeste do Paraná, entregam nesta segunda-feira (22) doações de cabelos ao Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). Serão destinados à confecção de perucas para pessoas que estão em tratamento de câncer. A doação foi feita por estudantes e comunidade escolar.

Essa foi a terceira arrecadação feita pelos alunos ao hospital. A primeira entrega, em 2016, contou com a doação de 18 voluntários. No ano passado 22 pessoas se voluntariaram para doar cortes de cabelo. O projeto “Doar não dói” é realizado na escola por seis alunos com coordenação dos professores, equipe pedagógica e direção do colégio.

Para conscientizar os outros alunos sobre a importância da doação, a equipe passa de sala de em sala um mês antes da coleta incentivando os colegas a doarem e a convidarem outros voluntários. Os estudantes interessados em fazer a doação precisam de autorização escrita dos pais. O colégio possui parceria com cabeleireiros que fazem a coleta e finalizam os cortes de acordo com a vontade do doador. O processo é gratuito.

INICIATIVA – Os cabelos arrecadados são doados para voluntários que confeccionam as perucas. “O mais importante é saber que esse pequeno gesto pode fazer a diferença para a pessoa que está passando por esse momento delicado”, disse a estudante Maria Anthonia Castro Rodrigues, de 13 anos, que teve a iniciativa de criar o grupo para arrecadar as doações.

Segundo Maria Anthonia, que passou por um tratamento de câncer em 2012, a ação contribui para aumentar a autoestima de quem está passando pelo tratamento. “Quando fiz o tratamento, eu perdi o cabelo. Por isso eu tive a ideia de fazer algo para ajudar e motivar as pessoas que estão passando pelo mesmo que eu passei”, contou.

De acordo com a professora Ana Maria Agnoletto Coutinho, mãe da aluna Ana Gabriella, de 13 anos, que também ajudou a elaborar o projeto, a iniciativa dos estudantes contribui também com a formação cidadã dos alunos. “É um projeto importante que já faz parte da escola porque, além de ajudar pessoas que estão fazendo o tratamento contra o câncer, estimula o desenvolvimento do saber, do senso crítico e do protagonismo nos estudantes”, disse.

“O projeto é importante porque mostra para a sociedade que cada um pode fazer um pouco para ajudar as pessoas que estão passando por momentos difíceis. Além de despertar nos alunos o sentimento de empatia pelo próximo, estamos fomentando o altruísmo e o protagonismo desses estudantes que terão um olhar diferente sobre a sociedade”, disse a professora de Ciências, Luiza Elena Slongo, que coordena o projeto.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Projeto inclui ração para cães e gatos nas trocas do Feira Verde Mais

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Projeto inclui ração para cães e gatos nas trocas do Feira Verde Mais

2.

Janja provoca Trump após derrota nos EUA e posta Cristo Redentor e Estátua da Liberdade "fazendo o L"

3.

Prefeitura avança com drenagem para asfaltar o Núcleo Quero-Quero

4.

Homem que agrediu idoso com voadora em SP se entrega e é preso pela polícia

5.

Prefeitura avança com drenagem para asfaltar o Núcleo Quero-Quero

6.

Cuca lamenta gol contra do Santos e reclama de pênalti: "Me espanta o lance não ser chamado pelo VAR"

7.

Brasileiro morre em combate na Ucrânia 

8.

Câmara Municipal promove programação especial em homenagem ao Dia do Servidor Público

9.

Projeto que prevê alimentação sem glúten para pacientes celíacos em hospitais é aprovado na CMPG

10.

Cansado da mulher, homem pede para ser preso em Santa Catarina

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • Contato
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia