CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Social

Castramóvel já castrou mais de 400 animais

Projeto completa dois anos e castra mais de 400 animais

4 de Julho de 2017 às 14:05

Há dois anos atrás os gatos Miko e Tico foram os primeiros animais castrados pelo programa Castramóvel. Hoje, mais de 400 cães e gatos já passaram pelo programa e foram operados e microchipados. Essas operações aconteceram em diversas regiões da cidade e hoje estão no Jardim Buenos Aires, no bairro Contorno, para famílias atendidas na Unidade Básica de Saúde Alfredo Levandowski.

A atividade é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos médicos veterinários do departamento de Zoonoses. As cirurgias são feitas de segunda a quinta-feira, cerca de 4 operações por dia. A equipe do Castramóvel reserva as sextas-feiras para limpeza, esterilização de materiais e aventais.

“Esse programa é um ganho para todas as famílias que tem animais e não tem condições de castrar. Completar dois anos de trabalho, é mostrar que deu certo e continua dando. Fazer parte dessa atividade é recompensador!”, comenta o médico veterinário, Cristovão Pereira.

A castração é feita para famílias de baixa renda. Por isso, os interessados no procedimento gratuito passam por uma avaliação socioeconômica com as Agentes Comunitárias de Saúde. Para o cadastro será necessário levar alguns documentos como: benefício da Prolar, Luz Fraterna, Isenção de IPTU ou Bolsa Família.

Como funciona

As famílias cadastradas recebem uma ligação da equipe administrativa do programa, onde são passadas orientações para levar seus animais no dia e horário marcado para o procedimento. Inicialmente cada família pode castrar um animal, gato ou cachorro, mas cada caso será avaliado individualmente.

Após a realização da cirurgia o médico veterinário irá orientar o dono do animal, falando tudo o que deve ser feito para que se obtenha um bom pós cirúrgico. “Como toda cirurgia o pós-operatório precisa de cuidados até que ele se recupere. Os donos não devem esquecer de administrar corretamente as medicações. Depende dessa dedicação e carinho para que o animal se recupere bem”, comenta Coradassi.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

2.

Schumacher assume como técnico interino da equipe principal do Operário

3.

Casal é pego fazendo sexo oral na frente das pessoas em praia lotada; veja o vídeo

4.

Polícia Civil apreende fuzil e outras armas durante operação em Castro 

5.

Aliel Machado e prefeita Elizabeth anunciam licitação de R$ 16 milhões para pavimentar vilas de PG

6.

Jovem diz a polícia que suposto artefato explosivo era enfeite feito com materiais recicláveis

7.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

8.

Prefeitura inicia mais uma frente de obras de asfalto, agora na Vila Guaíra

9.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

10.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Desenvolvido por Flize Tecnologia