18 de Dezembro de 2025 às 09:56

A Santa Casa de Ponta Grossa alcançou um marco histórico para a saúde dos Campos Gerais ao realizar, pela primeira vez na região, uma cirurgia robótica em sua instituição. O procedimento inaugural nesta manhã (17), foi uma nefrectomia, realizada com sucesso em um paciente masculino de 53 anos, consolidando um importante avanço tecnológico na assistência hospitalar regional.
A cirurgia robótica representa uma evolução significativa na medicina da região, proporcionando maior precisão, melhor visualização do campo cirúrgico e mais segurança ao paciente, além de favorecer uma recuperação mais rápida. O robô cirúrgico chegou na Santa Casa no dia 9 de dezembro e, desde a semana passada, as equipes multiprofissionais vêm passando por treinamentos para a utilização da nova tecnologia.
Para o provedor da Santa Casa de Ponta Grossa, Juarez Antonio Carvalho, a conquista simboliza um momento de grande significado para a Instituição. "É uma alegria imensa poder participar deste momento histórico para a Santa Casa e para toda a região. A cirurgia robótica representa um sonho que se concretiza e reafirma nosso compromisso em oferecer o que há de mais moderno e seguro em saúde para a população", destaca.
O diretor técnico da Santa Casa também ressaltou o impacto positivo da tecnologia para os Campos Gerais. "A chegada da cirurgia robótica eleva o nível da assistência prestada em toda a região. Trata-se de um ganho expressivo para os pacientes, que passam a ter acesso a procedimentos de alta complexidade, com mais precisão e melhores desfechos clínicos, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros", afirmou.
O cirurgião Dr. Alexandre de Almeida Guedes, responsável pelo procedimento, celebrou o sucesso da cirurgia e o preparo da equipe. "Nesse caso a cirurgia robótica salvou o rim desse paciente, se utilizássemos o método de cirurgia convencional ele perderia seu órgão. A cirurgia foi realizada com êxito, dentro do que era esperado, demonstrando a eficiência do sistema robótico e o alto nível de capacitação da equipe envolvida", explicou. Participaram da cirurgia os médicos: Dr Alexandre de Almeida Guedes, Dr. Cassio Katzer, Dr. Jonathan Geronasso Simões e Dr. Paulo Jaworski.
Com a introdução da cirurgia robótica, a Santa Casa amplia seu parque tecnológico de alta capacidade e reafirma sua missão de oferecer um atendimento cada vez mais moderno, eficiente e humanizado, alinhado as melhores práticas da medicina.
A Instituição segue investindo em infraestrutura, tecnologia e capacitação profissional, fortalecendo seu papel como referência em saúde e cuidado para população dos Campos Gerais.
Fale conosco
Previsão do Tempo
Carregando...
Cotação A1
Carregando...
10+ Lidas