CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Geral

Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados

Nesta quarta-feira (24), ocorreram geadas amplas e a menor temperatura do ano em 20 estações meteorológicas do Simepar. No amanhecer de quinta-feira novos recordes de temperatura mínima são esperados em várias regiões do Estado. Apenas a partir de sexta-feira a massa de ar frio começa a perder força.

24 de junho de 2026 às 11:29

Publicidade
Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados
Arquivo

A manhã desta quarta-feira (24) foi muito gelada no Paraná. Foram registradas temperaturas negativas, geadas amplas e a menor temperatura do ano em 20 estações meteorológicas do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que ficam nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Novos recordes de temperatura mínima são esperados para quinta-feira (25) em outras regiões do Estado. 

A temperatura mais baixa de 2026 até o momento em todo o Paraná foi constatada na manhã desta quarta-feira pela estação meteorológica do Simepar que fica em Palmas: -2,9°C.

Também registraram as mínimas mais baixas do ano as estações que ficam em Altônia (4,7°C), Assis Chateaubriand (3,7°C), Capanema (2,1°C), Cascavel (0°C), Cruzeiro do Iguaçu (2,8°C), Foz do Iguaçu (2,7°C), Francisco Beltrão (0,1°C), General Carneiro (-2,8°C), Guarapuava (-1,2°C), Laranjeiras do Sul (1,1°C), Palotina (1,1°C), Pato Branco (-1,3°C), Pinhão (-1,3°C), Nova Prata do Iguaçu (2,9°C), Santa Helena (1,9°C), São Miguel do Iguaçu (3,3°C), Toledo (-1,3°C), Ubiratã (1,9°C), União da Vitória (1,5°C). 

Além das estações de Palmas, General Carneiro, Guarapuava, Pato Branco, Pinhão e Toledo, a estação do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, também registrou temperatura negativa: -0,3°C. Nas outras estações do Simepar, as menores temperaturas do ano seguem sendo as que ocorreram entre 11 e 13 de maio. 

A sensação térmica, ou seja, o cálculo que leva em consideração a temperatura registrada no termômetro e o vento constatado na cidade, foi negativa nesta quarta-feira em Cascavel (-4,7°C), Guarapuava (-3,2°C), Distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-4,1°C), Irati (-0,4°C), Francisco Beltrão (-3,5°C), General Carneiro (-8,4°C), Lapa (-0,7°C), Laranjeiras do Sul (-2,8°C), Palmas (-4,4°C), Palotina (-2°C), Pato Branco (-3,5°C), Pinhão (-3,7°C), Nova Prata do Iguaçu (-0,1°C), Toledo (-3,1°C), Ubiratã (-2,2°C), União da Vitória (-2,3°C).

“O declínio nas temperaturas é reflexo da presença de uma massa de ar polar no Sul do País. Cidades da serra catarinense e vários municípios gaúchos também registraram temperaturas negativas. O resfriamento atingiu todas as regiões do Paraná. Até mesmo nas porções mais a Leste e Norte a temperatura ficou abaixo dos 10°C”, ressalta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar. 

GEADA – Com o frio e o tempo seco, houve registro de geada nas áreas mais frias do Estado, em cidades como General Carneiro e Guarapuava. Ao longo do dia, o tempo permanece estável, sem previsão de chuva na maior parte do Paraná. No Norte Pioneiro, Campos Gerais, na área de Divisa com São Paulo e entre a Serra do Mar e o Litoral a nebulosidade segue presente durante a manhã, com possibilidade de chuvisco ocasional.

O frio se acentua ainda mais durante a noite, horário em que a população estará reunida para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. No amanhecer desta quinta-feira (25), novos recordes de temperatura mínima são esperados em várias regiões do Estado. Apenas a partir de sexta-feira (26) a massa de ar frio começa a perder força. 

O Simepar monitora a aproximação de uma frente fria no fim de semana, que marca o retorno da chuva ao estado. Novos boletins serão emitidos nos próximos dias.

Compartilhe:

Leia também

Homem que morreu atropelado próximo ao viaduto Santa Maria em PG é identificado 

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

CRMB Itinerante vai levar atendimento a mulheres em situação de violência aos bairros de Ponta Grossa

2.

Homem que morreu atropelado próximo ao viaduto Santa Maria em PG é identificado 

3.

Atacante Ángel Torres chega para reforçar a equipe do Fantasma

4.

Moraes nega pedido para filhos visitarem Bolsonaro no Dia dos Pais

5.

Jovem que teve 80% do corpo queimado pelo marido morre após 22 dias internada 

6.

Adolescente mata avós, alunos e professores e deixa 33 feridos na Tailândia

7.

Prefeitura inicia obras de drenagem para levar asfalto novo ao Jardim Paraíso

8.

Carro fica pendurado em estacionamento de prédio em Nova Lima; VÍDEO

9.

Como é ‘farmar aura’? São Paulo teve até competição para isso no fim de semana

10.

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia