Russia anuncia primeira vacina contra Covid-19 do mundo
O Ministério da Saúde da Rússia concedeu a aprovação regulatória para a primeira vacina contra Covid-19 do mundo, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Moscou, após menos de dois meses de testes em humanos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo presidente do país, Vladimir Putin.
Falando ao vivo por teleconferência com os ministros do seu gabinete, ele disse que a substância passou por todos os controles necessários, e espera que a Rússia comece em breve a produção em massa da vacina.
Putin afirmou também que uma de suas filhas já recebeu uma dose da substância. Ela chegou a apresentar temperatura levemente elevada, mas agora se sente melhor, informou o mandatário.
Segundo Mikhail Murashko, ministro da Saúde do país, a vacina mostrou eficácia e segurança. Com isso, a pasta prepara uma campanha de vacinação em massa a partir de outubro, quando os testes clínicos desenvolvidos pelo governo estiverem concluídos.
Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde e idosos, e todos os custos do medicamento serão cobertos pelo estado.
De acordo com uma fonte do governo russo, a base da vacina é um adenovírus, com partes do Sars-Cov2 (causador da Covid-19) para induzir a imunização.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta manhã que está em “contato próximo” com as autoridades de saúde russas para tratar de um possível processo de pré-qualificação para a vacina, que exige uma revisão rigorosa.
Na sexta-feira (7), o governo russo anunciou que registraria nesta semana a substância, cujo desenvolvimento é financiado pelo Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF), fundo soberano do país.
Leia a noticia completa na CNN