CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Saúde

Ponta Grossa é a 10ª cidade do Brasil em saneamento básico

20 de Março de 2024 às 18:06

Ponta Grossa é a 10ª cidade do Brasil em saneamento básico
Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/drfuenteshernandez-7757554/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=4903050">Manuel Darío Fuentes Hernández</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=4903050">Pixabay</a>
99,9% da cidade conta com acesso à água potável e à coleta de esgoto.

Ponta Grossa subiu uma posição na 16ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil, realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados. PG assumiu a 10ª colocação. O levantamento levou em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.

De acordo com o estudo realizado anualmente desde 2007, Ponta Grossa se enquadra na categoria que possui, juntamente com 18 municípios brasileiros, o atendimento total de água superior a 99%.

Apenas cinco municípios da amostra possuem 100% de coleta de esgoto. Outros 35, incluindo Ponta Grossa (99,9%), possuem o índice de coleta superior a 90%.

Portanto, de acordo com os indicadores, Ponta Grossa pode ser considerada universalizada conforme o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, em ambos os casos.

O cenário ponta-grossense ainda é mais positivo se comparado com a realidade de outros municípios brasileiros. O estudo aponta que a falta de acesso à água potável impacta quase 32 milhões de pessoas no país e cerca de 90 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde para a população.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, estes dados demonstram o bom trabalho realizado pela Sanepar e o olhar atento do governo municipal, por garantir que quase a totalidade da população tenha tanto água tratada quanto a devida coleta e destinação de esgoto. Mesmo com os bons números, a Chefe do Executivo almeja mais para a cidade.

“Ponta Grossa novamente é referência entre os municípios brasileiros. O acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário são direitos indiscutíveis. Estamos falando em saúde, qualidade de vida e dignidade. Embora nossos índices sejam ótimos, ainda temos como melhorar, e é isso que vamos buscar. Aliás, já estamos fazendo isso, ampliando a rede de distribuição de água para espaços que ainda não contavam com esse serviço, como no Ouro Verde”, exemplifica a prefeita.

O Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de dar luz a um problema histórico vivido no país.

Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

2.

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

3.

IPVA 2026: prazos para pagamento da segunda parcela iniciam na segunda-feira

4.

Nos pênaltis, Palmeiras vence Corinthians e é campeão da Supercopa Feminina

5.

Hospital aciona equipe antibombas para retirar projétil do ânus de jovem

6.

Prefeitura inicia obras de pavimentação no Núcleo Rio Verde

7.

Polícia Civil prende em Carambeí autor do feminicídio de Júlia Batista Gonçalves 

8.

CECON Nova Rússia retoma nesta quarta-feira (04) a programação de bailes socializantes para 2026

9.

Esposa de Henrique, da dupla com Juliano, é presa nos EUA 

10.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia