Agora1

Inspeção Municipal apreendeu quase 2 toneladas de alimentos irregulares em 2019

22 de fevereiro de 2020 - 08:51
Por Andressa Zaffalon

Foram 1,8 mil quilos de produtos de origem animal apreendidos, além de 2,2 mil ovos

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), departamento de fiscalização vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) divulgou nesta semana um relatório anual das atividades realizadas em 2019. De acordo com os dados apresentados pela secretaria, o órgão apreendeu mais de uma tonelada de produtos de origem animal nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias credenciadas do município. Foram 1.881,83 quilos de alimentos apreendidos, além de 2.246 ovos, que circulavam de forma irregular nas empresas.

Esse total apreendido foi resultado de 3.606 vistorias que foram realizadas em 2019, durante todo o ano. As análises do SIM são feitas periodicamente em açougues e nas indústrias que produzem alimentos de origem animal na cidade. O intuito da Prefeitura é verificar se há produtos irregulares que possam estar sendo vendidos ou fabricados na cidade e impedir essa prática para evitar contaminações.

“Em cada empresa que visitamos, nós buscamos verificar se os alimentos são inspecionados e se há algum comprovante de suas origens. Caso não, nós apreendemos esses produtos e pedimos o descarte no próprio estabelecimento ou no aterro sanitário da cidade. Se for uma quantidade grande de alimento não inspecionado, o responsável pelo estabelecimento é multado. Se depois de uma apreensão, for verificado em outra vistoria que há outros alimentos de origem animal irregulares, o responsável também levará uma multa, independente da quantidade apreendida”, explica o médico veterinário responsável pelo SIM, Marcos Aleixo.

Os alimentos de origem animal analisados são carnes bovinas, suínas, ovinas, aves, pescados, embutidos, mel, queijos, produtos lácteos, hambúrgueres, almôndegas, ovos etc. A Inspeção Municipal é o responsável por garantir que sejam fornecidos aos consumidores apenas produtos dentro do prazo de validade, com processo de produção e armazenamento adequado e com procedência.

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a vistoria realizada pelo SIM é essencial para garantir o abastecimento correto da cidade, garantindo a saúde pública da população e impedindo que alimentos não inspecionados sejam circulados no mercado.

“É dever da secretaria analisar se os produtos de origem animal são produzidos, comercializados e armazenados de forma correta para evitar transmissão de doenças e garantir o abastecimento saudável do município. Neste ano de 2020, a secretaria fará o mesmo trabalho de vistoria, para garantir que o objetivo seja cumprido”, avalia. O secretário também ressalta a necessidade de os responsáveis pelas empresas se adequarem aos procedimentos legais para evitar prejuízos posteriormente.

Qualquer consumidor que identificar irregularidades no armazenamento de alimentos, produtos vencidos ou produção irregular de produtos de origem animal, pode denunciar ao Serviço de Inspeção Municipal ou para a Vigilância Sanitária. As denúncias podem ser realizadas através do serviço Prefeitura 156.

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.