Hospital Municipal recebe novas enfermarias
Empresários adotam as estruturas e reformam através da Associação Pró Pronto Socorro (APRÓS)
Os estabelecimentos de saúde de Ponta Grossa estão recebendo uma série de melhorias, entre elas as reformas e construções de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a reestruturação do Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira e do Hospital Municipal Amadeu Puppi (HMAP). Na tarde desta segunda-feira (9) a Associação Pró Pronto Socorro (APRÓS), ligada ao HMAP, entregou cinco novas enfermarias, totalmente reestruturadas, para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
“O Hospital está ficando com uma nova cara, começando pelas enfermarias, chegando até a fachada. São investimentos que muitas vezes o governo municipal não tem condições de realizar e através da participação dos empresários da nossa cidade isto está sendo possível. É um ganho para toda a população, além de excelentes profissionais, estamos construindo uma maravilhosa estrutura hospitalar”, comemora o prefeito, Marcelo Rangel.
A reforma das enfermarias foi realizada através do projeto “Adote uma enfermaria no HM”, que consiste na adoção de uma enfermaria (integral ou cota) para equipá-las com leitos, poltronas de acompanhante, ar-condicionado, televisão e itens de higiene). As enfermarias variam de R$16 a R$39 mil, dependendo do tamanho dos quartos. “O projeto foi apresentado a representantes da sociedade civil, clubes de serviços, mas qualquer pessoa pode participar e ajudar nas melhorias”, explica o presidente da APRÓS, Cláudio Roberto Agner.
A ala amarela do HMAP, responsável pelo internamento cirúrgico ortopédico de pacientes, está sendo reformada com recursos destinados pelo Ministério Público Federal e a parte de mobiliário/conforto dos pacientes está sendo viabilizada por meio do projeto Adote uma Enfermaria. “Neste espaço existe 17 enfermarias, 11 já foram adotadas. Hoje estamos recebendo cinco, o que é maravilhoso, pois além de atender as normativas da legislação, o novo espaço propicia o conforto para o paciente e melhores condições de trabalho para os nossos servidores”, comenta a secretária da FMS, Angela Pompeu. As primeiras enfermarias entregues foram adotadas por Belgotex, Medword, Mulheres do Rotary Club Sabará, Rotary Club Lagoa Dourada e PG Pisos.
A expectativa é que em janeiro de 2020 todas as enfermarias estejam prontas. A partir daí o espaço poderá começar a receber os pacientes que passaram por cirurgias, tanto geral quanto de ortopedia. As pessoas que queiram adotar ou fazer parte da APRÓS podem entrar em contato e tirar dúvidas através do 999199721 ou 99966-6098.
Sobre o Hospital Municipal Amadeu Puppi
A estrutura é referência de urgência e emergência municipal, realizando cerca de 12 mil atendimentos por mês. Os usuários procuram o serviço de forma espontânea, são encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). A estrutura também atende pacientes que residem fora do município. A ala que recebeu as primeiras enfermarias atende mensalmente 200 pessoas.