Agora1

Farmácia de manipulação é interditada pela vigilância sanitária em PG

12 de abril de 2017 - 18:28

Na tarde de ontem (11), a Vigilância Sanitária Municipal (Visa) apreendeu 212,95 kg de medicamentos e insumos de uma farmácia de manipulação em Ponta Grossa. A atividade foi realizada através de um trabalho em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia.

Durante a semana aconteceram diversas ações nesses estabelecimentos, e em uma das inspeções foi detectado algumas irregularidades, medicamentos e insumos vencidos foram encontrados no local e os mesmos estavam sendo vendidos. Todas as mercadorias foram inutilizadas e abriu-se um processo administrativo contra o estabelecimento. Já o profissional vai responder eticamente no conselho.

“Como trata-se de material que gera risco iminente a saúde da população, foi necessário interditar o local de manipulação pelo período de 90 dias e fizemos a inutilização dos medicamentos da maneira correta”, diz o farmacêutico da Visa, Francisco Marochi.

A população deve sempre verificar as datas de validade dos produtos, solicitar a licença sanitária e se achar qualquer problema pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde (0800-643-9595). “A Visa faz vistorias uma vez por ano nos locais, mas é importante que a população saiba que qualquer irregularidade ou dúvida que eles tenham, podem entrar em contato, e vamos atender as denúncias. A licença sanitária tem que estar em dia, e exposta em local visível”, destaca o farmacêutico da Visa, Isaias Montes.

Ainda neste mês, a Visa recolheu mais de 170 frascos de um falso xarope em um comercio de produtos naturais. “O maior prejuízo é para população, pois os medicamento não terão efeito ou terão efeito reduzido. Funcionando 20%,10%, perdendo a potência”, esclarece Isaias.

Da assessoria

Agora 1

Redação Agora1
Redação Agora1
Equipe de redação do Portal Agora1. Gostaria de nos informar algo? Entre em contato! Clique aqui e nos envie um e-mail agora mesmo.