CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Denuncia de Rangel tem resultado após 9 anos e UEM é multada por ter utilizado cães da raça beagle em pesquisas do curso de odontologia

4 de setembro de 2019 às 19:36

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi multada em R$ 10 mil reais, por ter utilizado cães da raça beagle em pesquisas do curso de odontologia.

A multa foi aplicada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Caso foi denunciado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) em 2011, após audiência pública na Assembleia do Paraná a pedido do deputado estadual Marcelo Rangel.

O caso;

Por iniciativa do deputado Marcelo Rangel (PPS), a Assembleia Legislativa realizou no dia 29 de novembro de 2010, audiência pública para debater o uso de animais como cobaias em experiências científicas. O tema mobilizou a casa desde a denúncia de que a Universidade Estadual de Maringá estava utilizando cães da raça “beagle” de seu biotério para experimentos na área de implantodontia. O Legislativo encaminhou ofício ao reitor da instituição tentando sustar a prática, o que só ocorreu depois que o Ministério Público do Paraná ajuizou ação nesse sentido.



Questão polêmica – Enquanto militantes e representantes de entidades protetoras dos animais repudiaram integralmente o uso da vivissecção – operação feita em animal vivo para realizar estudo ou experimentação científica – considerando o método cruel e comparável à tortura e argumentando que a moderna tecnologia ofereceria alternativas capazes de dispensá-la, pesquisadores e cientistas foram mais cautelosos, lembrando que medicamentos e práticas cirúrgicas hoje consagrados foram testados em bichos antes de sua aplicação em humanos.

Ponderaram também que é possível coibir os abusos e conferir mais ética e respeito ao tratamento de cobaias, mas não dispensar totalmente seu uso, uma vez que não existe ainda modelo tecnológico capaz de reproduzir o organismo vivo para os testes de novos medicamentos ou técnicas curativas.

Para o deputado Marcelo Rangel, os debates com os vários segmentos sociais envolvidos com a causa são indispensáveis para que se avance no terreno legislativo, seja através de emenda constitucional ou de leis complementares regionais.

Participaram das discussões, além do parlamentar, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Eliel de Freitas, a presidente da Sociedade Protetora dos Animais da capital, Soraia Simon, o coordenador da Comissão de Ética do Uso de Animais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Giovani Marino Fávero, a representante da Comissão de Direitos Ambientais da OAB, Danielle Tetu Rodrigues, e a chefe da Divisão de Monitoramento e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, Vivien Morikawa.

O pró-reitor de Pesquisa da UEM Clóvis Jobim, informou que a universidade ainda deve analisar essa decisão cabe recurso, e disse que o curso de odontologia não usa mais cães em pesquisa.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Holanda registra primeira eutanásia de criança com menos de 12 anos

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Prefeitura promove ação de combate ao trabalho infantil nesta quarta-feira (24)

2.

Com baile de Vini, surf de Cunha e estreia de Neymar, Brasil faz 3 na Escócia e avança em 1º

3.

Pais são condenados após menina morrer infestada de piolhos

4.

Polícia prende homem foragido desde 2025 por série de estelionatos, em PG 

5.

Quinta-feira registra o dia mais gelado do ano em PG e mais 18 cidades do Paraná

6.

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

7.

Com mais de 100 anos, Vila Vilela recebe novas obras de pavimentação

8.

Pais são condenados após menina morrer infestada de piolhos

9.

Orquestra Sinfônica se apresenta no Shopping Plaza Campos Gerais

10.

Mulher vai ao hospital com fortes dores e descobre gravidez minutos antes do parto 

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia