CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Saúde

Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis

17 de Fevereiro de 2023 às 15:19

Carnaval acende alerta para doenças sexualmente transmissíveis
Creditos - Pixabay
A Secretaria de Saúde realiza de forma regular a distribuição de insumos preventivos aos 399 municípios do Estado, para que realizem ações de prevenção, orientação e distribuição durante o ano inteiro. Somente para o período de verão e Carnaval, já foram disponibilizados aproximadamente 2 milhões de preservativos.

A prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) deve ser rotina durante todo o ano, mas nesta época de Carnaval os cuidados precisam ser redobrados. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz um alerta para que os foliões aproveitem os dias de festa com responsabilidade e segurança, com uso de preservativos para prevenir e evitar a disseminação de doenças transmitidas por meio da relação sexual.

A Sesa realiza de forma regular a distribuição de insumos preventivos aos 399 municípios do Estado, para que realizem ações de prevenção, orientação e distribuição durante o ano inteiro. Somente para o período de verão e Carnaval, já foram disponibilizados aproximadamente 2 milhões de preservativos internos e externos, 15 mil testes rápidos (HIV/Sífilis, Hepatite B e Hepatite C) e três mil autotestes para diagnóstico do HIV.

“Se houver a necessidade de reforçar o envio de insumos para a prevenção dessas doenças, o município deve solicitar junto a Sesa. Estamos prontos para atender a demanda de forma que o usuário não fique desassistido e receba todo suporte necessário”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

A pasta destaca ainda a importância da prevenção combinada, uma estratégia unificada de cuidados. “Nenhum método de prevenção isolado é suficiente. É preciso que seja uma prevenção combinada que abrange o uso de preservativos, testagem para HIV/Sífilis e HPV, Profilaxia Pré Exposição (PrEP), Profilaxia Pós Exposição (PEP), imunização para HPV e Hepatite B, adesão da terapia antirretroviral e redução de danos”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são: HIV, sífilis, gonorréia, clamídia e HPV. Uma pessoa pode contrair mais do que uma IST ao mesmo tempo e mesmo curada, exceto no caso do HIV que ainda não tem cura, pode adquirir novamente se entrar em contato com uma pessoa infectada, sem o uso de preservativos.

TRATAMENTO – A Sesa mantém o acesso gratuito ao diagnóstico dessas doenças, com a realização de testes rápidos para detecção de presença do vírus do HIV/AIDS, sífilis e hepatite viral em toda rede pública e saúde do Estado. Os resultados desses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. “Ao ser diagnosticada com algum desses agravos, a pessoa será orientada e imediatamente encaminhada para tratamento com distribuição de medicamentos antivirais, antimicrobianos e penicilina, entre outros”, disse a chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso.

DADOS – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 38 milhões de pessoas no mundo convivem com o HIV. No Brasil, estimativas apontam que sejam aproximadamente 936 mil pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIVA).

No Paraná, de 2015 a 2022 foram notificados 9.641 casos de Aids em adultos e 19.040 de HIV. A maior concentração de casos está na faixa etária de 20 a 39 anos (65,7% do total de casos). Em 2022 o número de adultos diagnosticados com sífilis no Paraná foi de 10.738.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Morte de médica gera comoção no Paraná

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Restauração em concreto da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 33,5%

2.

Vini Jr denuncia caso de racismo em Liga dos Campeões; "fui chamado de macaco"

3.

Morte de médica gera comoção no Paraná

4.

Morte de médica gera comoção no Paraná

5.

Ação conjunta apreende 100 kg de maconha “gold” em Ponta Grossa 

6.

Elizabeth anuncia atualização do piso salarial dos professores para 5,4 %

7.

Ivete se declara para Daniela Mercury no Carnaval de Salvador

8.

Escola que homenageou Lula, Acadêmicos de Niterói fica em último e é rebaixada

9.

Restaurante Popular reabre na segunda-feira (09) com programação especial para 2026

10.

Pesquisadores encontram nova espécie de perereca

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia