VIDEO: Deputado Renato Freitas e presidente Ademar Traiano batem boca durante sessão na ALEP
Assista o vídeo ACIMA!
Na tarde desta segunda-feira, 9 de outubro, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) testemunhou um novo bate-boca entre o deputado estadual Renato Freitas (PT), a bancada evangélica e o presidente da ALEP, Ademar Traiano (PSD).
O embate ocorreu durante o pronunciamento de Freitas, quando Traiano interrompeu o deputado. Durante seu discurso, Renato Freitas abordou a questão da exploração da boa-fé das pessoas em nome da religião, chamando aqueles que fazem isso de “hipócritas”.
“Pare o meu tempo. Enquanto eu falo, o senho ouve. Eu me inscrevi. Se o senhor quer se no mérito, se inscreva. O senhor e os hipócritas religiosos que lotam essa Casa, que foram os mesmos que crucificaram a Cristo”, disparou o deputado petista.
“Não nenhum tem hipócrita nessa Casa. Limite a sua fala. Determino que corte a palavra do deputado. Vamos em frente”, determinou Traiano.
Antes dessa confusão, a bancada evangélica tinha se pronunciado contra o aborto e condenado o ataque do Hamas em Israel.
O clima esquentou rapidamente, e após Ademar Traiano cortar o microfone de Freitas, este continuou a gritar e a xingar o presidente da ALEP, chamando-o de “corrupto”.
“O senhor não é rei! O senhor não é rei!”, gritou Freitas, que pedia: “o senhor me respeite, o senhor me respeite”.
Em uma resposta dramática, Ademar Traiano anunciou que o Conselho de Ética abrirá um processo de cassação contra o deputado Renato Freitas, alegando que suas palavras e comportamento desrespeitosos violaram as normas parlamentares.
“Vossa Excelência vive se vitimizando mais uma vez”, disse Traiano.
O deputado Requião Filho (PT) também interveio no tumulto, pedindo providências contra as galerias por suspeita de injúria racial contra Renato Freitas.