CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Política

Vereadores aprovam Projeto de Lei que altera prazos de recuperação de animais no CRAR

24 de Março de 2025 às 18:25

Vereadores aprovam Projeto de Lei que altera prazos de recuperação de animais no CRAR
PL também padroniza legislação entre animais de pequeno e grande porte



Nesta segunda-feira (24), o plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), aprovou em primeira discussão o projeto de lei 405/2025. De autoria do vereador Léo Farmacêutico (União), o projeto pretende aprimorar a legislação atual que regula o serviço de recolhimento e recuperação do Centro de Acolhimento e Resgate de Animais (CRAR).


O projeto altera partes do texto vigente na Lei 9.019 de 2007 e busca aumentar a eficiência no funcionamento do CRAR, garantir maior bem-estar aos animais e coibir a prática abusiva. Além disso, a nova redação propõe uma redução do prazo de retorno do animal para o seu dono.


Atualmente, o prazo de recuperação é de três dias úteis para animais de pequeno porte e cinco dias úteis para animais de grande porte. Agora, o projeto de lei padroniza a devolução dos animais, independente do porte, para apenas um dia útil. No caso dos equinos, se o proprietário não requerer a posse do animal dentro do prazo de um dia, a Prefeitura passará a exercer a posse e, após a implantação de um microchipm poderá repassá-lo para doação.


Na justificativa do projeto, o vereador Léo Farmacêutico defende que a medida preza, sobretudo, pelo bem dos animais. “O projeto busca, não apenas promover a eficiência dos serviços prestados pelo CRAR, mas também resguardar o bem-estar animal”, explica.


ISENÇÃO NO PAGAMENTO DE TAXAS


Atualmente, a lei prevê que para a retirada dos animais apreendidos é necessário que o proprietário faça o pagamento de taxas administrativas previstas. Agora, o proprietário que comprovar que o abandono do animal aconteceu por furto, será isento do pagamento. Para isso, será necessário apresentar um boletim de ocorrência registrado 24 horas antes do pedido de coleta do animal.




Compartilhe:

Enviar no Whatsapp

Leia também

Lula é convidado por Trump para integrar ‘Conselho de Paz’ em Gaza

Fale conosco

redacao@agora1.info

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Quatro pessoas ficaram feridas em acidente na Dom Geraldo Pellanda; diz PM 

2.

Homem é preso após matar a enteada e tentar estuprá-la dentro da casa

3.

AGORA! Alex deixa operário após derrota para São joseense 

4.

Lula é convidado por Trump para integrar ‘Conselho de Paz’ em Gaza

5.

Trecho da BR-376 em Ponta Grossa terá interdição parcial por seis meses a partir de segunda-feira

6.

Prefeitura confirma retorno do ‘Feira Verde’ para a próxima segunda

7.

Servidor é exonerado ao ser flagrado fazendo sexo em carro de prefeitura

8.

Guardas Municipais salvam bebê vítima de engasgamento em Ponta Grossa 

9.

Manoel Carlos, autor de grandes novelas da TV brasileira, morre aos 92 anos no Rio

10.

Prefeitura de Ponta Grossa inicia programação de 2026 da Estação Hub com workshop de Introdução à Impressão 3D

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia