CelebridadesCuriosidadeEsporteEventos GeralMundo MúsicaObrasPatrocinadosPolíciaPolíticaSaúdeSocial Tecnologia
Publicidade
Política

Projeto de lei garante progressão de carreira para agentes de trânsito readaptados em Ponta Grossa

Proposta corrige lacuna na legislação e assegura crescimento salarial mesmo após mudança de função ou lotação

10 de junho de 2026 às 19:26

Projeto de lei garante progressão de carreira para agentes de trânsito readaptados em Ponta Grossa
Divulgação

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei nº 156/2026, que altera a Lei nº 14.652/2023, responsável pela criação da carreira de Agente Municipal de Trânsito. De autoria do Executivo o texto garante o direito à progressão horizontal na tabela de vencimentos para servidores da categoria que foram readaptados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o projeto, os agentes readaptados permanecerão vinculados ao quadro de pessoal da carreira de Agente Municipal de Trânsito, com a condição registrada em seus assentamentos funcionais. Além disso, poderão ser designados para atuar em quaisquer órgãos da Administração Direta ou Indireta do município, conforme as atribuições definidas no processo de readaptação.

A medida também estabelece que a mudança de função ou de local de trabalho não impedirá a progressão horizontal prevista na carreira. Dessa forma, mesmo exercendo atividades diferentes das originalmente desempenhadas ou atuando em outra secretaria municipal, os servidores continuarão tendo direito ao avanço na tabela salarial. Caso seja aprovada em segunda discussão, a nova lei entrará em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de maio de 2023 após sanção.

Em justificativa, o Executivo explica que a legislação vigente não contemplava de forma expressa a situação dos agentes readaptados, criando uma lacuna que poderia prejudicar o desenvolvimento funcional desses profissionais. “A proposta busca corrigir essa omissão e assegurar o princípio constitucional da isonomia, garantindo que os servidores continuem integrando a carreira mesmo após a readaptação decorrente de limitações funcionais.”, defende

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

Fale conosco

[email protected]

Previsão do Tempo

Carregando...

Cotação A1

Carregando...

10+ Lidas

1.

Governo inaugura Museu Satélite Casa Alfredo Andersen em Ponta Grossa

2.

Sobrinha de ministro do Lula é assaltada no Rio; polícia investiga o caso

3.

Neymar continua fora de treino da seleção brasileira

4.

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

5.

Programa 'Recomeçar Ponta Grossa' é aprovado pela Câmara Municipal

6.

Árbitro da estreia do Brasil foi detido em festa com drogas e prostitutas

7.

Obras de asfalto novo avançam no Ouro Verde e Santa Tereza

8.

Mulher em trabalho de parto, seguia para uma maternidade atropela e mata motociclista

9.

VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para pegar celular

10.

Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan após o registro de duas mortes suspeitas

Institucional

  • Anuncie Conosco
  • O Portal

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia